O autor paulistano Miguel Pincerno, acaba de lança seu primeiro livro “Religiões e outras insanidades“, uma obra de suspense, com alguns elementos estranhos que não permanece à vista. Quem é fã de Black Mirror, poderá encontrar semelhanças entre os contos, com episódios da série da Netflix, que também tem em sua linguagem um surgimento de elementos inesperados. Mas, a realidade apresentada nas tramas de Miguel não está em um futuro hipotético, está acontecendo agora, cabe a nós abrir os olhos.
A trama é sobre o jovem Paulo, um adicto, que decide largar a igreja, mas que depois de uma semana limpa, ele tem uma recaída, logo no começo do livro, nos primeiros parágrafos, o autor já pega o leitor com seu estilo inquietante, misterioso e proporciona um mergulho nas prisões ideológicas da fé, apresentando personagens e
contextos que soam familiares a todos nós.
São nove contos através de imprevistos, muitas vezes meio perversos, causando um terror psicológico, levando o leitor a refletir sobre a realidade determinada das crenças. Com histórias as vezes irônicas, traz a trama uma ficção que podem causar provocações sobre como as religiões e as estruturas de poder provocam comportamentos disfuncionais em nossas relações.
Foi a partir de experiências pessoais e do momento atual do Brasil, que Miguel se baseou na produção da obra.
“Trafeguei por algumas religiões e tive um contato maior com o universo evangélico. Em determinado momento passei a questionar as regras impostas aos fiéis, de onde elas vinham e a quem interessavam. Questões morais como preservar a virgindade, por exemplo, me causavam desconforto porque eram impostas aos mais jovens com terror, sempre com a ameaça de uma punição”; explica Pincerno.
Miguel é um jovem de apenas 27 anos, que atua em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google, e apesar da forte crítica ao mercado da fé, ele evita entrar no campo espinhoso da existência ou não de um Deus. Ele também escreve contos e experimenta com poesia, teatro e romance. A obra “Religião e outras insanidades” é seu livro de estreia, publicado pela Editora Oficina Raquel e disponível no formato físico e eBook.
O livro é uma obra para refletir, em que se discute a forte influência da religião na política e em pautas comportamentais, assim questionando os tais efeitos colaterais da devoção, uma causa de dependência, manipulação ou de controle do Estado. São diversas questões que permeiam a obra e vão além do discurso moral, afinal, o leitor está dentro ou fora da caixa.
Informações do livro:
Religião e outras insanidades
Autor: Miguel Pincerno
Editora: Oficina Raquel
Edição: 1
Lançamento: 05/Novembro/2020
Preço: R$ 42,00 (eBook R$ 31,50)
Página: 92