O jornalista André Azenha lança seu novo livro baseado na série animada do Batman

82a01344f0da53830184516be0b4718e

O jornalista, escritor e crítico de cinema da baixada santista, André Azenha, acaba de lançar uma nova publicação do Batman, já que ele lançou em 2016, no mesmo ano que saiu Batman v Superman A Origem da Justiça nos cinemas, o livro “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, que traz um resgate das histórias de Batman e Superman, que leva o leitor a uma viagem no tempo, juntando jornalismo e crítica de cinema, fazendo que o autor fique mais próximo do legente, sendo um presente de fã para fãs.

Agora Azenha focou-se mais no Batman e está lançando “Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV”, uma analisa as características do expressionismo alemão e dos dos filmes noir do seriado que influenciou e transformou o segmento. Uma obra sofisticada e visualmente tematica, Batman: A Série Animada, exibida de 1992 a 1995, transformou as adaptações dos super-heróis em quadrinhos para televisão, agradando fãs do personagem de todas as idades – adultos e crianças.

batman-the-animated-series-plano-critico

Mas muito de seu êxito está nas influências de seus realizadores, como o investimento em diferentes movimentos de câmera, a fotografia, o design ágil dos personagens e as referências cinematográficas, principalmente ao expressionismo alemão, herança direta dos dois filmes dirigidos pouco tempo antes por Tim Burton, e o noir.

A série original foi parcialmente inspirada nos quadrinhos de Frank Miller, principalmente Batman: The Dark Knight Returns, e nos filmes de Tim Burton: Batman e Batman Returns. Animação também recebeu influência dos curtas animados do Superman, produzidos pela Fleischer Studios nos anos de 1940.

batman-a-serie-animada

Foram incorporados efeitos preto e branco, inclusive no Batmóvel, nos dirigíveis policiais, cores em tom sombrio ao estilo dos filme noir. O sucesso da série foi tanta que atingiu grandes proporções, levando a criações de outras baseadas nos conceitos estabelecidos dessa animação. Séries como The New Batman Adventures, também conhecido como Batman: Gotham Knights, com a ampliação do elenco de heróis: foram incluídos Batgirl e Asa Noturna, além de um novo Robin.

sq0rhkn2ki99xwfzi4qe

O livro “Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV” é uma análise feita pelo jornalista, em que passa pela história do Batman até os anos de 1990, apresentando contexto da animação com o expressionismo alemão, um estilo cinematográfico, com característica na distorção de cenários e personagens, utilizando diversos recursos como a fotografia e outros mecanismo, que tem o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.

IMG-6837

“Este livro é a minha dissertação de mestrado, mas adaptado, com o intuito de servir de pesquisa para acadêmicos, estudantes, mas também agradar aos fãs do Batman, de histórias em quadrinhos, de heróis em geral e quem deseja conhecer mais sobre o personagem e esse programa televisivo que marcou gerações”, ressalta André.

capa-livro-Batman-2020

O livro é editado pela Amavisse, o selo de publicações acadêmicas da Editora Patuá, uma pequena editora independente que, apesar disso, já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti (com mais de 10 indicações), duas vezes o Prêmio São Paulo de Literatura (com mais oito indicações) e o Prêmio Casa de las Américas, de Cuba, como melhor romance de 2018, além de alguns outros prêmios que ganhou ou esteve finalista ou semifinalista.

battas3

Além da obra possuir um ótimo acabamento, em que contém 243 páginas, o miolo tem papel pólem bold e traz ilustrações (em preto e branco). O preço do exemplar é R$ 40, mais o frete. O prefácio e o posfácio do livro são assinados respectivamente pelo Professor Doutor Jamer Guterres de Mello, orientador de André na dissertação, e Paul Azenha, coorganizadora do Santos Film Fest e da exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema: Uma Homenagem.

Informações sobre o livro:
Livro Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV
André Azenha
Editora Amavisse
243 páginas
R$ 40 reais + frete

Disponível para venda através dos sites:

Gataria | Patuá | Amazon

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s