A plataforma de streaming da Crunchyroll divulgou nesta semana, o banimento das exibições de suas séries e animes na Rússia. Todavia, segundo alguns usuários, o serviço ainda é acessível por aplicativo móvel.
A plataforma que foi criada em 2006, e já conta com acervo de 1000 títulos, e 4 milhões assinantes em 200 países, e no dia 10 de Dezembro de 2020, a Funimation da Sony comprou o serviço por 1,2 bilhões. Apesar do serviço ser disponibilizado em vários países, é nítido que nem todos a plataforma se adaptou a cultura e leis locais, é o caso recente do ocorrido na Rússia que deixou vários fãs sem conteúdo no país.
O fato ocorrido é que Serviço Federal de Supervisão de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Mídia do país bloqueou a plataforma de streaming sob alegação de distribuir conteúdo sem as tags “R+18”. Antes disso já tinha sido bloqueado várias séries do catálogo da Crunchyroll, por violar as leis do país.
Em nota a plataforma informou o seguinte: “Amigos, por motivos alheios à Crunchyroll, alguns utilizadores podem ser impedidos de aceder à versão desktop do serviço. A nossa equipe está a trabalhando da melhor forma para resolver a situação o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelo transtorno e esperamos a vossa compreensão.“.
por Daniel Guimarães