The Batman: Matt Reeves utiliza grandes obras para compor a história do filme

the-batman-G3n-KJx-K

Em 2022 estreia um dos filmes mais aguardados pelos amantes dos quadrinhos, principalmente pelo Cavaleiro das Trevas, The Batman, chega aos cinemas em março do próximo ano, trazendo muita ação, aventura, drama e vingança, em uma trama recheada de surpresas e muitos vilões de Gotham City, um longa escrito, produzido e dirigido por Matt Reeves, com Robert Pattinson no papel principal do herói mascarado e também o jovem bilionário Bruce Wayne.

O filme não faz parte do Universo Extendido da DC (DCEU), assim como o Joker do diretor Todd Phillips, que conta com Joaquin Phoenix, em uma interprepretação impecável sobre a história do palhaço do crime, mas doentiu de toda Gotham City. Pois ambos os filmes se passam em uma fase antes da época da trilogia do The Dark Knight, com direção do Christopher Nolan, mostrando o começo da trajetória do Batman, os personagens do DCEU, são o do Ben Affleck e o Jared Leto, que mostra após a era Nolan, em que o herói aparece mais velho e sozinho, já que o seu pupilo, o Robin, foi morto pelo Coringa.

plano-critico-o-longo-dia-das-bruxas-batman

A história é do jovem bilionário Bruce Wayne, que age secretamente como o vigilante noturno Batman, após o assassinato dos seus pais. Longe do luxo e glamour da classe alta de Gotham, uma série de crimes misteriosos ocorrem em Gotham que desafiam as capacidades do Batman e que requerem o máximo de suas habilidades como detetive.

As referência de Reeves para fazer o longa, tem influência na obra de Nolan, no segundo filme da trilogia, de julho de 2008, e também dos quadrinhos como o Batman Ego, escrita e ilustradas por Darwyn Cooke, que é uma obra-prima dos quadrinhos, em que o Bruce Wayne conhece o Batman, e eles discutem métodos e sua verdadeira motivação, como sua motivação e seu código contra matar, seu impacto em Gotham, além da sua psique e seus vilões e sua ameaça à cidade, bem como seus paralelos com ele.

20200820-1322302-810x463

Mostrando uma batalha consigo mesmo, em que seu lado humano é contra a besta que aterroriza o submundo, assim explorando muitos aspectos do Batman que nem sempre são pensados.

Outra influência de Matt Reeves nos quadrinhos é o Batman – O Longo Dia das Bruxas, que é um das obras mais épicas dos quadrinhos, que consagrou dupla Jeph Loeb e Tim Sale. A trama segue os eventos de Batman: Ano Um, que mostra uma série de assassinatos ocorridos em datas festivas e sempre relacionados ao submundo dos gângsteres de Gotham City, trazendo de volta personagens como Carmine Falcone – o Romano, Harvey Dent, James Gordon, Mulher-Gato e muitos outros. Acompanhando a gênese do Duas-Caras, e a evolução entre o James Gordon e o Cavaleiro das Trevas, e também de sua relação com a Mulher-Gato.

batman-the-long-halloween-part-two-batcat-social-featured

Claro que o mestre dos quadrinhos não fican de fora dessa referência, já que a grande influência em Batman, não poderia faltar as de Frank Miller, que também está presente para compor o enredo de The Batman, com suas obras de Batman: Ano Um, que é um arco das histórias em quadrinhos, escrito por Miller e ilustrado por David Mazzucchelli, com as cores de Richmond Lewis.

A trama mostra James Gordon ainda tenente, que foi transferido para polícia de Gotham City, com sua esposa, Bárbara, que está grávida do primeiro filho de Gordon. Ao chegar no distrito policial, Gordon se depara com corrupção e esquemas armados, tendo um grande desafio pela frente com o, então, Comissário Loeb. Com a chegada de Gordon, Bruce Wayne também volta à cidade, na qual estava viajando para obter o conhecimento e treino corpóreo, após presenciar a morte de seus pais.

batman-longo-dia-das-bruxas-e1625150617471-890x445

Em seu retorno à Gotham City, começa uma grande batalha contra as as famílias mafiosas e bandidinhos de rua de Gotham, sem contar a polícia, que nos primórdios de Batman, atacam o morcego freneticamente.

Uma outra história de Frank Miller, baseado em The Batman, é O Retorno do Cavaleiro das Trevas, uma minissérie de quatro edições, publicada entre fevereiro a junho de 1986, na qual tornou o Miller mundialmente conhecido, trazendo novos olhares sobre o personagem pela indústria dos quadrinhos.

batman-ano-um-1

A série chama atenção ao ajudar introduzir uma era de quadrinhos adultos no mundo fantasioso dos super-heróis, chamando a atenção da mídia para um gênero que até então era considerado entretenimento infantil. Até o formato do impresso era especial, diferente dos usados na época.

The Batman com o Robert Pattinson, já é um dos filmes mais aguardado dos cinemas para o próximo ano e trará muitas referências e diversos vilões, que encantará não só os fãs do justiceiro, mas à todo mundo, pois mostrará o personagem mais vingativo e dramático, em uma obra mais sombria e obscura, mostrando mais como detetive, do que herói. Apresentando-o em sua origem dos quadrinhos, pois como já sabemos, o personagem do Batman, criado por Bob Kane e Bill Finger, foi criado mais para ser um justiceiro e detetive, do que um super-herói.

the-batman-every-actor-cast-in-the-movie-so-far-screen-rant

Além de Pattinson, o elenco também conta com Jeffrey Wright como Capitão James Gordon, Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Zoë Kravitz como Selina Kyle / Mulher-Gato, Colin Farrell como Oswald Chesterfield Cobblepot / Pinguim, Paul Dano como Edward Nashton / O Charada, John Turturro como Carmine Falcone, Peter Sarsgaard como Gil Colson, Barry Keoghan como Stanley Merkel, Alex Ferns como Comissário Pete Savage e Jayme Lawson como Bella Reál.

The Batman estreia aos cinemas brasileiros dia 3 de março, distribuído pela Warner Bros. Pictures, com direção de Matt Reeves, e a trilha sonora do filme ficará por conta do compositor Michael Giacchino.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s