Cartunista é processado pelo empresário da Havan, por charge idealista e sagaz

veio-da-havan

Em setembro de 2021, o ilustrador e cartunista Nando Motta publicou em suas redes sociais, uma charge sobre o empresário Luciano Hang, junto aos personagens mais macabros e tenebrosos da cultura pop do terror, pelo ocorrido pela morte de sua mãe, em Fevereiro/ 2021, qual Hang afirmou de que ela havia falecido de Covid-19, sendo tratada com o tal “kit Covid”, quando na verdade o motivo da morte, foi uma pneumonia bacteriana.

O caso repercutiu em um conflito caótico e errôneo, gerando intolerância e ignorância a respeito sobre os verdadeiros procedimentos para o tratamento da doença, desencadeando à CPI da Covid, que envolveu médicos, empresários, políticos e até, o Presidente da Republica.

Os meses se passaram, e o cartunista criou uma charge perante o escrúpulo promovido pelo empresário da Havan, que usou a morte da própria mãe, para enaltecer tratamentos ineficazes remediados à doença. E agora, Hang processou Motta na Vara Cível de Santa Cantarina, pedindo uma indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 50 mil.

No entanto, em toda a carreira de Nando Motta, ele engajou em causas políticas e sociais, aonde ganhou notoriedade com suas charges idealistas e militância pela sociedade e humanidade, visando o empoderamento e engajamento de pensamentos críticos e distintos junto ao coletivo, pelo livre direito de se expressar e ampliar suas convicções, e ir além das bolhas inatas, trazendo ao público temas variados e atuais, com o propósito de provocar e induzir o debate.

265993949-3157806361154163-8888676656666948236-n

Todavia, o cartunista foi ameaçado deste direito por um ultrajante defensor das políticas antiéticas e imorais, perante sua veracidade e reflexão sobre algo relevante e cruel, que mobilizou o Brasil e o mundo, mas que agora é dito como calúnia e difamação pelo empresário.

Este, é mais um caso antidemocrático de tentarem calar àqueles que estão apenas prestando um serviço para a comunidade, contrariando a liberdade de expressão e os ideais sapientes, que transcendem discussões coexistentes sobre assuntos significativos e reflexivos, através de seus traços sutis e precisos.

257759140-3146007449000721-1816807351976633504-n

Em apoio a Nando, vários cartunistas brasileiros deram continuidade a sua charge, traduzindo de maneiras distintas a arte do ilustrador. Além de defender abertamente a liberdade de imprensa e de expressão. Segue algumas abaixo:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s