Chico Bento nos cinemas – O caipira mais popular dos quadrinhos vai virar live-action

capa-tg-especial-7

Depois do sucesso dos filmes em live-action da Turma da Mônica Laços (2019) e Lições (2021), um outro personagem bastante querido dos amantes da cultura pop, principalmente dos fãs do Universo de Mauricio de Sousa, o caipira mais legal das histórias em quadrinhos, Chico Bento. A Paris Filmes anunciou que o personagem ganhará uma adaptação para os cinemas com direção do Daniel Rezende, que comandou os dois primeiros filmes da Turma da Mônica.

Ainda não tem título, mas já está em desenvolvimento pelos mesmo estúdio que produziu os dois primeiros filmes em live-action da Turma da Mônica, que tem previsão de lançamento para 2023. A distribuidora ainda não confirmou se o longa será uma continuação ou derivado do live-action da turminha.

EP-Toy-Chico

Francisco Antônio Bento, conhecido como Chico Bento foi criado em 1963, pelo grande mestre Mauricio de Sousa, inspirado em seu tio-avô, morador da cidade de São Isabel. Chico começou como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiro e Zezinho, mas acabou se tornando o protagonista daquele universo. A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982.

Chico é a representação do caipira brasileiro, gosta andar descalço, usa chapéu de palha e adora pescar com seu pai, ele mora com seus pais – Seu Bento e Dona Cotinha, em um sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo. Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de “causos” e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-sem-cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras.

2-turma-do-chico-bento

Muito amigo e extrovertido, Chico conquista a todos por onde passa, atraindo muitos amigos como Zé Lelé (seu primo), Zé da Roça, Hiro, Anjo Gabriel (seu anjo protetor), Dona Maroca (sua professora), Rosinha, sua namoradinha e Mariana, sua irmãzinha falecida, que virou uma estrela.

O personagem faz muito sucesso não só no Brasil, mas pelo mundo a fora, como na Itália, onde os shows da Mônica dobravam a audiência com suas histórias, causaram polêmica em Singapura, pois os radicais islâmicos protestaram sobre ele nadar nu, de forma que as imagens tiveram de receber leve censura.

fd92bdf23a30bfffa3a79c012746619a

Mas não é de hoje que o Chico causa polêmica, nos anos 80, uma vez que os diálogos tentam reproduzir o dialeto caipira, em vez da norma culta do português. Muitos alegaram que “ela [revista do Chico Bento] ensina às crianças a falarem errado”. Outros disseram que “a maneira dos personagens falar é puro preconceito”.

Em 2013 foi criada a versão jovem do personagem – Chico Bento Moço, uma adaptação onde Chico sai de casa para ir estudar Agronomia na cidade grande. A ideia da revista foi inspirada no sucesso da Turma da Mônica Jovem, versão adolescente da Turma da Mônica em estilo mangá. Também em agosto no mesmo ano, o quadrinista Gustavo Duarte, lançou a Graphic MSP, Chico Bento – Pavor Espacial, sendo um grande sucesso e abrindo as portas para novas histórias do caipira, que anos mais tarde em abril de 2017 o autor e quadrinista lançou Chico Bento – Alvorada e em março de 2021, ele lançou Chico Bento – Verdade.

1-chico-bento-filme-2023-17946190

Agora é esperar de qual adaptação será o longa-metragem, que nem chegou, mas já estamos aguardando com ansiedade, mas com certeza terá toda magia, emoção e as aventuras dos filmes da Turma da Mônica, que só Daniel consegue transcender à cada live-action.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s