Camilo Solano mergulha na cena musical com seu novo projeto íntimo e autoral

Camilo-Solano

Um dos grandes nomes da cena quadrinística atual do Brasil, mergulha em sintonia com seu lado musical e lança seu primeiro EP, “Canções Cansadas”. O autor e quadrinista Camilo Solano, aproveitou seu tempo recluso em casa, por conta da pandemia e resolveu criar além de suas obras editoriais, e produziu um projeto visceral e autoral.

O EP de Solano combina uma mistura de influências e referência do artista, trazendo suas reflexões, incertezas e inseguranças dos tempos atuais em forma de canções. Com produção de Eder Araujo e Eduardo Chuffa, as letras vão da melancolia ao êxtase, da indiferença à esperança.

Compus essas músicas durante a pandemia de COVID-19 e elas são o reflexo desse cansaço, dessa exaustão que foi e está sendo viver esse momento. Principalmente se você for brasileiro. O Brasil era o país mais ansioso do mundo antes da pandemia. Tenho certeza que agora, nem vale mais a pena contar. Temos que lutar a todo instante e fazer um esforço enorme para tentar se movimentar, por menor que seja esse deslocamento, temos que tentar nos mover pra frente. Pra frente do que queremos, pra cima de quem te desrespeita ou desrespeita o próximo. Escrever e tocar essas músicas são uma espécie de celebração. São músicas sobre essa ansiedade. Às vezes melancólica, às vezes frenética. Agora tanto faz, vento venta novos ventos. E vamos à luta!”; convida.

Untitled

Canções Cansadas” é o primeiro lançamento musical de Camilo, porém suas experiências na música já foram afloradas em outras produções do artista, como as canções compostas para sua HQ “Semilunar”, lançada em 2017 pela Balão Editorial, sendo finalista do Prêmio Jabuti.

maxresdefault

Todavia, a música já está presente em sua vida desde antes de nascer, quando ainda estava na barriga de sua mãe e ela cantava canções de Caetano Veloso em sua gestação. Além disso, as artes sempre estiveram presentes na sua vida, já que seu pai é músico e radialista, e em sua casa a música era significante, a trilha sonora ia do samba a The Beatles, MPB, música negra americana, entre outras influências em foram aflorando seu caráter artístico. Na adolescência ele conheceu o punk dos Ramones, misturando com Frankie Valli & the Four Seasons até chegar nas interseções do blues com o samba.

Camilo é formado em Design, e sua primeira HQ “Inspiração – Deixa entrar Sol nesse porão” (2013), redeu ao artista o Oscar dos quadrinhos, o Troféu HQ MIX, nas categorias Novo Talento Desenhista e Novo Talento Roteirista. Após isso, sua criatividade só aumentou, lançado “Desengano”, que teve o prefácio escrito por Robert Crumb, o maior autor dos quadrinhos underground dos EUA, que também é músico e fez a capa do disco “Cheap Thrills”, de Janis Joplin.

camilo-solano-1

O artista ainda lançou “Fio do Vento” (2019) pela editora Veneta, e também incluir ao célebre quadro de artistas do selo Graphic MSP, com “Cascão – Temporal” (2020), e ainda a HQ “Solzinho” – que, pelas palavras de Emicida, “é uma das coisas mais lindas que já li na minha vida”.

capa

No final de 2021, Camilo lançou sua mais recente HQ Cidade Pequenina”, pela editora Pipoca & Nanquim, junto com seu irmã, o também quadrinista Aldo Solano, aonde eles reuniram diferentes histórias, causos e contos de uma cidadezinha no interior do Brasil, baseado em acontecimentos que eles ouviram ou vivenciaram quando moravam em São Manuel. Essa obra mais uma vez, conta com o prefácio de Crumb, que se tornou o padrinho de Solano junto a nona arte.

No entanto, a mente inquieta de Camilo está em plena ebulição, ele durante os anos de 2020 e 2021, ele lançou algumas músicas em suas redes sociais e em seu canal no Youtube, qual concretizou em produziu seu primeiro álbum, em um trabalho intenso e revigorante, para suportar a árdua situação em que o mundo vivenciada durante esse período tenso e contingente, buscando de maneira sutil e sincera algo reconfortante, algo singular que o artista produz em suas obras, seja nos quadrinhos ou na música.

camilo-solano

O EP “Canções Cansadas” foi viabilizado pelo edital da Lei Aldir Blanc de São Manuel – 2021, e já está disponível nas principais plataformas de música.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s