“Drive My Car” – Um drama veemente conduzido de forma sutil e poética

image host

O ator e dramaturgo Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), vive feliz ao lado de sua esposa, a jornalista e roteirista Oto Kafuku (Reika Kirishima), mesmo após passarem por um terrível drama, com a morte de sua filha anos atrás. Todavia, a rotina do casal era muito boa e feliz, até que um incidente ignóbil pode mudar suas vidas para sempre, sendo até levado ao túmulo, deixando-o inquieto com a situação.

image host

Porém, entre percalços e confrontos, Yusuke terá de continuar sua jornada e seguir em frente, quando o convidam para dirigir uma produção no festival de teatro de Hiroshima, e o diretor conhece a jovem e misteriosa Misaki Watari (Tōko Miura), que o ajudará neste embate que o assombra, ao longo que a peça se desenvolve.

image host

O drama japonês Drive My Car, do diretor Ryusuke Hamaguchi, é uma adaptação de um conto do escritor Haruki Murakami, e embala o espectador de uma forma intensa e aprazível, trazendo significativa para a narrativa envolta na trama, mergulhando intrinsicamente na rotina de Yusuke e suas perturbações que o carrega, fazendo com que o dramaturgo encontre semelhanças referentes com a jovem Misaki, que esconde um drama similar e eloquente, diante ao seu estimado Saab 900.

image host

O longa está na lista dos indicados ao Oscar 2022, sendo a primeira produção japonesa a adentrar na concorrida disputa de “melhor filme“. Ele ainda recebeu outras indicações, como “melhor direção“, “melhor roteiro” e “melhor filme internacional“, levando Drive My Car a uma grande conquista nipônica entre as nomeações da Academia.

image host

A conquista do filme ao Oscar se dá pela notoriedade que ele tem ganhado desde sua pré-estreia no Festival de Cannes 2021, aonde ele conquistou o prêmio de “melhor roteiro” e seguiu sendo indicado em outras premiações, como BAFTA Film Awards (Direção, Filme em Língua não Inglesa e Roteiro Adaptado), e ainda levou o prêmio de “melhor filme de Língua não-inglesa” no The Golden Globes.

image host

Drive My Car é uma produção intensa e envolvente, que traz um significado peculiar na rotina habitual moderna da sociedade, colocando relações dessemelhantes diante a situações ímpares, conectando os personagens, em uma drama veemente e plenamente enigmático.

Drive My Car chega aos cinemas brasileiros dia 17 de março, e a partir do dia 1º de abril, estará disponível no streaming do MUBI.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s