O ator e dramaturgo Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), vive feliz ao lado de sua esposa, a jornalista e roteirista Oto Kafuku (Reika Kirishima), mesmo após passarem por um terrível drama, com a morte de sua filha anos atrás. Todavia, a rotina do casal era muito boa e feliz, até que um incidente ignóbil pode mudar suas vidas para sempre, sendo até levado ao túmulo, deixando-o inquieto com a situação.
Porém, entre percalços e confrontos, Yusuke terá de continuar sua jornada e seguir em frente, quando o convidam para dirigir uma produção no festival de teatro de Hiroshima, e o diretor conhece a jovem e misteriosa Misaki Watari (Tōko Miura), que o ajudará neste embate que o assombra, ao longo que a peça se desenvolve.
O drama japonês Drive My Car, do diretor Ryusuke Hamaguchi, é uma adaptação de um conto do escritor Haruki Murakami, e embala o espectador de uma forma intensa e aprazível, trazendo significativa para a narrativa envolta na trama, mergulhando intrinsicamente na rotina de Yusuke e suas perturbações que o carrega, fazendo com que o dramaturgo encontre semelhanças referentes com a jovem Misaki, que esconde um drama similar e eloquente, diante ao seu estimado Saab 900.
O longa está na lista dos indicados ao Oscar 2022, sendo a primeira produção japonesa a adentrar na concorrida disputa de “melhor filme“. Ele ainda recebeu outras indicações, como “melhor direção“, “melhor roteiro” e “melhor filme internacional“, levando Drive My Car a uma grande conquista nipônica entre as nomeações da Academia.
A conquista do filme ao Oscar se dá pela notoriedade que ele tem ganhado desde sua pré-estreia no Festival de Cannes 2021, aonde ele conquistou o prêmio de “melhor roteiro” e seguiu sendo indicado em outras premiações, como BAFTA Film Awards (Direção, Filme em Língua não Inglesa e Roteiro Adaptado), e ainda levou o prêmio de “melhor filme de Língua não-inglesa” no The Golden Globes.
Drive My Car é uma produção intensa e envolvente, que traz um significado peculiar na rotina habitual moderna da sociedade, colocando relações dessemelhantes diante a situações ímpares, conectando os personagens, em uma drama veemente e plenamente enigmático.
Drive My Car chega aos cinemas brasileiros dia 17 de março, e a partir do dia 1º de abril, estará disponível no streaming do MUBI.