Polarização política, radicalismo virtual e ascensão da extrema direita são assuntos tratados na peça teatral Freedom City, do escocês Davey Anderson, da Cia Artera de Teatro com direção de Davi Reis e codireção de Ricardo Corrêa.
A montagem de Freedon City marca os 18 anos da companhia e o espetáculo poderá ser prestigiado a partir do 14 de abril no Centro Cultural São Paulo e ficará em cartaz até dia 1º de maio, todas quintas, sextas, sábados e aos domingos.
A trama do novo espetáculo da Cia. Artera se concentra no coração e na mente de Samuel, um homem desajustado e desvalorizado em seu país. Ele trabalha como recepcionista em um hotel de baixo orçamento.
Samuel está perdido e isso o torna suscetível a um grupo de extremistas conservadores de uma comunidade chamada “Freedom City”, uma representação dos ambientes virtuais, uma realidade alternativa que oferece propósito para uma geração desnorteada que propaga ideias odiosas e terroristas sobre mulheres, imigrantes, pessoas negras e da comunidade LGBTQIA+.
Segundo o ator e codiretor Ricardo Corrêa, “realizar uma obra que se propõe a discutir o radicalismo online hoje em dia, faz quase crer que a narrativa ficcional, com toda a sua liberdade imagética e abstrata, está entrelaçada em nossa realidade: dos robôs virtuais, das milícias digitais, das máfias do WhatsApp, das Fakenews, dos haters”. Diz ainda: “Nos radicalizamos numa versão mais perversa de sociedade do espetáculo. Por isso que a peça se mostra tão urgente e necessária para a reflexão que o teatro pode trazer”.
É válido ressaltar que a Companhia Artera de Teatro tem o intuito de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea, a missão de encenar textos com dramaturgias inéditas, direcionando a pesquisa para temas relacionados às minorias, permitindo- se o intercâmbio com outras linguagens e tecnologias.
Serviço:
Freedom City
Data: 14 de abril a 1º de maio, de quinta a
Horário: 21h00 (sábados) e 20h00 (domingos)
Local: Centro Cultural São Paulo – CCSP
Rua: Vergueiro, 1.000 – Paraíso, São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Retirada de ingressos 1 hora antes.
Por Joyce Silva