Festa na Vizinhança – O super-herói mais popular dos quadrinhos completa 60 anos

xg-ZM5gk35d2x-W4-Njjc-Fxb-N

Um dos heróis mais populares não só da Marvel Comics, mas de todo universo heroico, está completando 60 anos, o Homem-Aranha criado pelo escritor e editor Stan Lee e o quadrinista Steve Ditko, tendo sua primeira aparição na Amazing Fantasy #15 no dia 1º de agosto de 1962, durante a Era de Prata dos quadrinhos. O primeiro personagem jovem a se tornar protagonista, sendo um orfão que foi educado e criado por sua tia May e seu tio Ben no Queens em Nova York.

O jovem Peter Paker está sempre lidando com suas lutas diárias normais da idade, em adição às lutas que tem como combatente do crime. Para combater seus inimigos, os criadores deram-lhe superforça e super agilidade, a capacidade de aderir na maioria das superfícies, a habilidade de disparar teias de aranha através de mecanismos montados nos pulsos e a reação precognitiva ao perigo chamada “sentido-aranha”. Peter Parker adquiriu seus poderes após ter sido picado por uma aranha radioativa.

1

O Homem-Aranha é um dos heróis que mais os leitores se identificam dos quadrinhos, pois ele é um adolescente que ainda frequenta a escola, além de ser um pouco deslocado socialmente e possuir preocupações mundanas. Sua história desde muito cedo já começa com grandes perdas, ainda bebê ele se tornou orfão, perdendo seus pais em um acidente de avião quando estavam indo para um missão em um país da Europa Oriental para atuarem como agentes duplos.

O menino teve que viver com seus tios May e Ben, no qual foi adotado por eles depois. Enquanto crescia, Paker foi uma demonstração pública sobre manuseio seguro de lixo nuclear. Durante a demonstração de um acelerador de partículas, uma aranha foi irradiada pelo aparelho. O aracnídeo, cai em Peter Parker, picando-o na mão, em seguida, despenca ao chão e morre por causa da radiação.

AVENGERS-59-BAGLEY-Beyond-Amazing-cover-1200x640

Então o jovem busca a todo modo testar seus novos poderes para ganhar um dinheiro extra para ajudar em casa, Peter resolve se mascarar para participar de uma luta contra lutadores profissionais, e ele vence sem nenhuma dificuldade e ganha a oportunidade de se apresentar na TV. Empolgado com tudo isso, ele cria seu uniforme clássico e assume o nome de Homem-Aranha e acaba virando sucesso na mídia.

Como diria seu tio Ben – “Com grandes poderes, grandes responsabilidades“, pois em sua primeira aparição na TV, Peter tem a oportunidade de impedir um ladrão que estava escapando, mas ele não faz nada, e alguns dias depois, Peter fica sabendo que esse tal bandido matou um homem na cidade, e descobre que é o tio Ben, então Paker se veste como Homem-Aranha e facilmente captura o bandido, para então descobrir que era o mesmo ladrão que ele deixara escapar.

ben-parker-homem-aranha-sam-raimi-reproducao-widelg

Mas o remorso de não salvar seu tio bate forte no jovem, e ele começa a refletir sobre o que é ser um herói e de possuir algum poder, pois ele percebe que essa obrigação de utilizar responsavelmente é dura e ele não pode ser um super-herói e uma celebridade da TV, então decide abdicar dos holofotes e seguir salvando a cidade o super-herói, se tornando o amigo da vizinhança, para assim poder suprir de não ter salvado seu tio Ben.

Além de ser um dos mais populares dos quadrinhos, o Homem-Aranha também um dos mais bem-sucedidos comercialmente, ele é considerado o mascote da Marvel, aparecendo diversas vezes na mídia como em várias séries de televisão animadas e ao vivo, tiras de jornais sindicados, em jogos eletrônicos e numa série de filmes em que foi interpretado por Tobey Maguire (2002–2007), Andrew Garfield (2012–2014), e Tom Holland que tem o papel do personagem no Universo Cinematográfico da Marvel, começando em 2016 com Capitão América: Guerra Civil.

34576011f4aace71b363985c475b6c61

Ao longo dos anos Peter Paker evoluiu na sua trajetória, de um nerd do ensino médio para um estudante universitário problemático, mas extrovertido, para um professor casado e, no final dos anos 2000, um fotografo independente (freelancer).

Ao decorrer da trajetória do herói ele já ganhou diversas versões como Spider-Man 2099, que conta as aventuras de Miguel O’Hara, o Homem-Aranha do futuro; Ultimate Spider-Man, que conta as aventuras do adolescente Peter Parker num universo alternativo; e Ultimate Comics Spider-Man, que retrata o jovem Miles Morales, que toma o manto do Homem-Aranha depois deste ter supostamente morrido em Ultimate. Além de ser um dos heróis que mais possui vilões do Universo Marvel.

Homem-Aranha-no-Aranhaverso

O Homem-Aranha tem sido bem recebido como personagem de quadrinhos e como super-herói e quase sempre reconhecido como o personagem topo da Marvel Comics, que é geralmente classificado como um dos maiores personagens de quadrinhos de todos os tempos e um dos mais populares de toda a ficção.

Parabéns Homem-Aranha!

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s