OGRA – Incentivo e difusão, em prol de uma arte plural aos quadrinhos independentes no Brasil

a-leitura-nos-faz-livre

Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de quadrinhos e literatura independente, o país ainda é o que menos lê e incentiva tal hábito á sua população, ainda mais quando os governantes ao invés de instigar a leitura, prefere propagar o ódio e a mediocridade, deixando artistas e autores ao léu, tendo que se virar para difundir suas obras autorais.

Mas, enquanto alguns não influenciam e tampouco incentivando essas ações, há quem mergulha de cabeça neste mundo pouco reverenciado como, as artes, tendo que se unir com artistas, produtores e editores para apresentar e mostrar a verdadeira cultura alternativo e qualitativa produzida com plena veemência e singularidade.

Entre esses difusores está a editora e loja de quadrinhos Ugra Press, que há tempos busca incentivar e propagar a cultura independente que há no país, com trabalhos únicos e primordiais, dos quais ampliar e apresenta novas facetas a adentrarem neste mercado, tão rico em projetos, mas tão pouco divulgado.

ogra

Anos atrás, o CEO do Ugra Press e produtor cultural, Douglas Utescher, lançou o Ugra Zine Fest, tendo a última edição em 2017, por razões peculiares, mas sempre como uma gana em construir e difundir os quadrinhos autorais e undergrounds, que foi retomado esse anseio em 2022, com uma nova e vasta exposição de artistas e editores com a primeira edição do OGRA – Feira de Quadrinhos Independentes.

Esse festival é um evento focado totalmente para os quadrinhos brasileiros, publicados de forma independente ou por pequenas editoras e coletivos. Reunindo 131 artistas que estarão expostos nos corredores da Galeria Ouro Velho, situada na Rua Augusta, centro da capital paulista, levando o público a conhecer a diversidade e pluralidade que integra a produção autoral no Brasil.

poster-para-site

O OGRA será um evento imersivo e difusor, com a premissa principal em inspirar e atiçar a criatividade do público em conhecer novos trabalhos e ideias, diante a artes memoráveis e significantes para a cultura pop brasileira, indo na contra mão da ignorância e levando a sociedade ao pensamento crítico e analístico através da arte.

Além disso, o público que for ao festival, poderá concorrer um pacotão surpresa de gibis, apenas compartilhando da campanha Solidariedade Vegan, levando roupas, sapatos, cobertores, brinquedos, alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal que serão doados em parceria com o projeto para pessoas em situação de vulnerabilidade.

SERVIÇO
OGRA – FEIRA DE QUADRINHOS INDEPENDENTES
Data: domingo, 18 de stembro
Horário: das 11h às 18h
Local: Galeria Ouro Velho
Endereço: Rua Augusta, 1371, loja 116 – Consolação, São Paulo/SP.
Mais info: www.ugrapress.com.br

por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “OGRA – Incentivo e difusão, em prol de uma arte plural aos quadrinhos independentes no Brasil”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s