Alguns sonhos costumam mexer profundamente com cada indíviduo, parecendo tão reais, que nos fazem acordar e acreditar na fidelidade daquele acontecimento, permeando na narrativa envolto do momento. Assim, é Mendel, um homem que tem uma relação conturbada e intensa com seus próprios sonhos, o que faz que ele tenha um elo aguçado sobre eles.
Na HQ Sonhonauta, de Shun Izumi, lançado em 2020, originalmente em capítulos digitais, que em 2022, chegou aos comic shops na edição física pela Editora Conrad, e mostra quão envolvente pode ser os sonhos, fazendo a cabeça se perder da realidade, em uma mistura de revolta, surpresas e revelações inesperadas, sobre o testemunho de um assassinato do qual o protagonista têm de buscar informações para evitar cair em uma “certeza incerta” entre os sonhos e a vida real.
Uma obra sutil, mas intensa, em uma compilada de histórias envolvidos sob uma arte simples, mas repleta de estilo e notabilidade, em uma narrativa dinâmica e referente, buscando comover que gostam de uma história surpreendente e indulgente.
O autor dessa obra, Shun Izumi, apesar do nome parecer estrangeiro, ele é um ilustrador e artista plástico brasileiro, que adora cambiar suas técnicas e aprendizados para aplicar em suas artes, entre materiais tradicionais como o papel ou a tela até técnicas modernas digitais, feitas no computador.
Izumi ainda produz animações para o cinema e TV e publica de histórias em quadrinhos, e ainda, é o fundador da Casa Locomotiva, que é um espaço em que busca agregar os artistas, para que eles possam ter oportunidades para expressar e produzir suas artes de forma democrática, aberta e livre, podendo posteriormente expôr e compartilhar seus trabalhos com o público em geral.