Noite Infeliz – Um filme temático que desconstrói o Papai Noel frágil e o transforma em um “John Wick”

noite-infeliz

Dirigido por Tommy Wirkola, O filme Noite Infeliz, traz uma proposta diferente da habitual trama natalina. A história acompanha um Papai Noel fora do comum com sérios problemas com bebidas alcoólicas, entrando em uma confusão ao se deparar com um assalto a uma família extremamente rica. O personagem principal é interpretado por David Harbour, é sutil à medida que vai avançando a história, o carisma do personagem é um diferencial capaz de fazer qualquer um gostar da trama.

Como dito acima, o filme começa de forma sutil e leve, consegue passar uma trama comum de filme natalino nos primeiros minutos como outros já conhecidos do público. No entanto, o tom vai mudando conforme a história vai avançando, em certo momento até lembra um outro clássico como, Esqueceram de Mim, filme conhecido por ter como intérprete, o ator Macaulay Culkin. Mas essa comparação se afasta na mesma medida do desenrolar da história.

noite-infeliz-2

A magia do Natal é colocada de forma inteligente e pontual para ser usada como trunfo narrativo, essa sacada da direção foi certeira e traz bons momentos, aonde o bom velhinho é um lutador com cenas de ação cruas, pesadas em alguns momentos. Tudo isso serve como desculpa para afastar a figura construída ao longo dos anos sobre o Papai Noel frágil e incapaz, e trazer uma figura mais palpável em uma situação pouco provável em qualquer outra trama sobre o bom velhinho.

O filme acerta em cheio na figura que constrói sobre o maior personagem do Natal, mas erra quando vai inserindo e aprofundado a relação entre os membros da família foco da história. Isso acontece porque eles são caricatos demais trazendo aqueles ar de inábil ao extremo a cada tomada de decisão, nem de longe isso chega a ser um incômodo mas poderia ser diferente.

image-13

Em relação aos aspectos técnicos como efeitos e fotografia, o filme entrega uma produção de baixo orçamento, seria um longa de streaming sem nenhum problema, mas a decisão de exibir no cinema é acertada também devido ele caminhar para fora da curva no sentido fofo como sempre é as produções com temática natalina.

Porque nele não tem um velhinho barrigudo bondoso com criminosos a ponto de gerar uma figura paterna, pelo contrário, o personagem ganhou aspectos de super-herói, massacra os bandidos como nunca antes visto em outra produção que tenha o como personagem central, a única coisa que foi mal desenvolvida entre as partes é a relação dele com a criança, mas isso é clichê e seria cobrar demais querer mudar algo tão usado na indústria de filmes.

filmes-16334-g3-1024x679

Acontece porque ele não tem correlação com a família, poderia ter seguido o caminho e ido embora sem mais problemas para si, mas ao ver a criança frágil sob posse dos bandidos, decide voltar e fazer justiça para libertar uma família que tem mais problemas que qualquer outra, ainda mais pela riqueza vir de maneira não tão bacana.

Apesar dessa decisão comum, o filme caminha por erros e acertos mas não peca tanto devido não se levar a sério. Sim, ele é repleto de momentos onde é possível perceber a ideia do diretor em não levar o filme para um espaço pouco explorado na indústria, talvez por isso funcione tanto.

Noite-Infeliz-1

É importante lembrar, esse filme apesar da temática ser natalina, não é uma trama boa para crianças, ele tem uma mensagem completamente suja na relação dos personagens e entrega falas bem pesadas, se você for ao cinema na intenção de ver um filme comum de natal e levar suas crianças, é melhor repensar porque o filme não é infantil nem muito menos tem diálogos didáticos. No fim, Noite Infeliz, é uma trama boa e madura suficiente para não desperdiçar a magia do natal, sem deixar de fazer a boa e velha zoeira com as alegorias desta data.

por Daniel Guimaraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s