Neste sábado (10), aconteceu, ainda de maneira virtual, a 34ª edição do Troféu HQ MIX, levando muita representatividade, essência significativa de arte e cultura, a premiação celebrou os maiores da nona arte nacional, com plena veemência e singularidade, homenageando os grandes e apresentando novas e promissoras facetas, nesta arte tão inclusa e representativa da cultura pop.
A cerimônia foi apresentada por de Serginho Groisman, que já é a cara convicta da premiação desde sua criação, sendo o padrinho engajado e auspicioso há mais desde sua primeira realização em 1989. E ainda contou com a presença dos curadores e organizadores, José Alberto Lovetro e Daniela Batista, que deram as honras de iniciar a cerimônia em uma entrevista com os familiares de Patrícia Galvão (Pagú), que foi homenageada com sua Kabelluda, no troféu de 2022, por Wilson Iguti.
Após a entrevista sobre a representatividade de Pagú na Semana de Arte de 1922, aos quadrinhso e a cultura pop nacional, Serginho iniciou a premiação, levando vigor e arte, representado por artistas, autores e editores singulares, que fazem dos quadrinhos e dos cartuns uma representação inerente e envolvente, levando ao público sua arte de maneira sutil, precisa e convincente, para somar e atrair cada dia mais público para adentrar e preservar a nona arte nacional.
Dentre os vencedores, os autores Eric Peleias, Marcello Quintanilha e grande revelação de 2022, Luiza de Souza aka Ilustralu, foram os grandes vencedores da premiação, mas ainda teve muita diversidade e representação, mostrando como o novo e o antigo se completam em obras diferenciadas, energizadas e decisivas para o desenvolvimento social, humano e cultural de uma nação unida e culturamente evoluída.
A premiação ainda contou com a homenagem aos 50 anos dedicados as artes gráficas e aos quadrinhos nacionais, a pesquisadora Sônia Luyten, que foi uma das primeiras mulheres a iniciar o estudo de histórias em quadrinhos no Brasil, e também, ao mestre dos quadrinhos Marcelo Campos, por sua representação insigne e memorável, com seus projetos significantes e representativos a nona arte e a cultural popular. E ainda teve a premiação as teses de conclusão de curso, mestrado e doutorado.
Cobertura perfeita Patrícia! Obrigado pelo carinho que sempre nos dá em seus textos!
CurtirCurtir