O Troféu HQMix, já existe na cena cultural do país há mais de três décadas, sempre difundido e propagando os quadrinhos e as artes editoriais independentes, visando incentivar e inspirar artistas a produzirem seus projetos, influenciando a leitura e a nona arte no Brasil, por isso, ele é considerado o Oscar dos quadrinhos nacionais.
Em 2022, a premiação realiza sua 34ª edição, com uma gama de trabalhos ímpares e diferenciados, o Troféu HQMix, divulgou nesta quarta-feira (23), a lista dos vencedores da premiação, após uma análise seleta e precisa de um júri especializado, que se dedicou ao longo dos últimos cinco meses para apresentar o público as maiores publicações quadrinpisticas lançadas no último ano, que receberão o troféu Kabelluda, personagem da desenhista e poeta Pagu, que foi esculpido pelo artista Wilson Iguti. Pagu é considerada um ícone do movimento da Semana de Arte Moderna, que completou 100 anos de sua realização em 2022.
Neste ano, os ganhadores do troféu estão bem diversos e misturados, com grandes nomes envolvidos na cena, como Marcello Quintanilha, Laluña Machado, Eric Peleias, Marcatti, Germana Vianna, Laudo Ferreira, Luiza de Souza aka Ilustralu, entre outros nomes que trouxeram diversidade e representatividade com seus projetos incomparáveis e extraordinários.
Além disso, a premiação irá homenagear o artista e diretor da escola Quanta, Marcelo Campos, na categoria Grande Mestre dos Quadrinhos, por sua representação veemente e específica aos quadrinhos e as artes nacionais, desenvolvendo projetos engajados e promissores, que inspirou diferentes novos artistas a adentrarem a esse cenário, seja inspirado em seus trabalhos ou como aluno na Quanta Academia de Artes.
E ainda, como homenagem especial, o HQMix, irá conderadar os 50 anos de carreira da pesquisadora brasileira, especialista em histórias em quadrinhos e na cultura pop do Japão, Sônia Luyten, uma pioneira no estudo de histórias em quadrinhos no Brasil, tendo começado a se dedicar ao tema ainda nos anos 70.
E claro, o Troféu ainda irá premiar os projetos acadêmicos referentes ao estudo quadrinístico e suas especialidades características, considerando as análises, engajamentos e subjetividades envoltos das universidades do país.
A lista completa dos vencedores encontra-se no site oficial do HQMix, e a premiação acontece dia 10 de dezembro, no YouTubedo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, com apresentação de Serginho Groisman, padrinho do evento e organizado por Jal Lovetro e Dani Baptista.