Dia do Quadrinho Nacional: Uma arte que entretêm e educa de uma forma divertida

dia-do-quadrinho-nacional

Neste dia 30 de janeiro, é celebrado o Dia do Quadrinho Nacional, essa data começou quando o imigrante italiano Angelo Agostini, lançou sua primeira HQ no Brasil, “As aventuras de Nhô-Quin ou Impressões de uma Viagem à Corte”, no dia 30 de janeiro de 1869, sendo reconhecida pelo meio da nona arte como a precursora dos quadrinhos brasileiros, servindo como homenagem ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos ou Dia do Quadrinho Nacional.

Premio-de-historias-em-quadrinhos-que-conta-com-apoio-da-Prefeitura-de-Manaus-esta-com-inscricoes-ab

De lá para cá, muitas obras, autores e quadrinistas, vêm se destacando por causa dos quadrinhos, que graças à alguns eventos, como a CCXP, que dão total apoio a essa arte, influenciando e incentivando nesta prática artística. Por causa do Angelo Agostini, muitas premiação foram criadas, para premiar os mestres e novos talentos, como o Troféu HQ Mix e Prêmio Angelo Agostini, que ambas começaram independente, mas com a grande demanda de talentos, tiveram que abrir para todos, mas claro sendo promovendo a nona arte e a literatura nacional.

20221204-142744

Os quadrinhos são a base didática para a criação de uma sala de aula dinâmica, atual, diferenciada, inovadora e divertida, quando os professores utiliza um quadrinho para trabalhar em diversos assuntos educacionais de uma disciplina, permite que possuem dois grandes mecanismos de comunicação: o linguístico (com suas escritas narrativas); e o pictórico (com as imagens que dão vida ao texto).

oficina-de-hist-ria-em-quadrinhos-18

Além é claro do incentivo à leitura, na produção de textos coerentes e criativos, estimulam a imaginação e impulsionam os alunos a pesquisarem, dramatizarem, desenharem e se transformarem em adultos pensantes. As disciplinas mais utilizadas é de Português, Literatura e Produção de texto são as que têm um leque maior de oportunidade.

IMG-2721

Mas as HQ’s podem auxiliar as disciplinas da área de exatas, por exemplo, nos casos de quadrinhos que falam sobre ciência e experimentos. História e Geografia são matérias privilegiadas pois existe uma gama enorme de histórias em quadrinhos que exploram acontecimentos culturais, históricos e regionais, que complementam perfeitamente o que é visto em sala de aula.

histc3b3ria-em-quadrinhos

As HQs têm um potencial bastante extenso, fomentando a prática da leitura para novos leitores e claro, os mais assíduos, além de serem um mecanismo de comunicação, com suas imagens, permitindo que as pessoas entrem em contato com um tipo de estímulo criativo diferenciado da literatura padrão-texto corrido.

oficina-de-hist-ria-em-quadrinhos-17

Atualmente há diversos artistas espalhados pelo Brasil, que vem se destacando por suas obras fantásticas e de grande grande qualidade, e um dos estados que vem ganhando destaque é a capital brasileira, o Distrito Federal, os brasilienses estão entrando com tudo nesta diversão literária, além da região norte – Amazonas e Pará, os dois maiores estados, são os que mais propaga essa arte, que usa da imaginação das pessoas com a imensidão artística dos quadrinhos.

tools-challenge-thumb

Confira 5 quadrinistas brasilienses para entrar no mundo das HQ’s:

Richarde GuerraEm “Elemento Incomum” o artista mescla ciência e aventura com muita diversão. A história se passa dentro de uma tabela periódica.

Tiago PalmaIlustrador e músico, publicou recentemente sua nova HQ “Calaboca, Fico”. Na história, alguns amigos são convocados a irem para a Segunda Guerra Mundial. Mas, uma das suas melhores obras é o compilado das histórias de terror “Delirium Tremens de Edgar Allan Poe”.

Max AndradeNa sua série “Tools Challenge” temos uma história cheia de aventuras e magia.

Eduardo Calazans“Robin” é uma releitura muito interessante do clássico Robin Hood, ambientado na Ceilândia.

Lima NetoCom sua HQ “Lendas inventadas”, conta diversas histórias de Brasília. O quadrinho mistura ficção com realidade e une todos os tipos de pessoas brasilienses.

banner-minadehq-artistasind-genas2

Confira o projeto Norte em Quadrinhos, criado pela editora do Social Comics, Sâmela Hidalgo, uma amazonense raíz, que visa propagar para todo o Brasil os quadrinistas do Norte do Brasil, divulgando e expondo eles cada vez pelo mundo a fora. Para conhecer mais os artistas participantes deste projeto, é só acessar o link abaixo e desfrutar a cultura nortista da nona arte.

Norte em Quadrinhos

por Priscila Visconti

2 comentários em “Dia do Quadrinho Nacional: Uma arte que entretêm e educa de uma forma divertida”

  1. Olá, 30 de janeiro é quando se comemora o Dia do Quadrinho Nacional, e não o Dia Nacional dos Quadrinhos. Sim, existe diferença. Não é a mesma coisa. Quadrinho Nacional diz respeito ao material produzido no Brasil. Dia Nacional dos Quadrinhos não remete necessariamente aos trabalhos de caráter nacional. A imagem na matéria está correta. O texto da matéria está errado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s