Sabe quando dizem, que quando o “santo não bate”, não adianta insistir, que não vai dar certo o relacionamento. Pois bem, foi basicamente isso que o autor carioca Vinicius Grossos promete contar em seu novo romance, em uma surpresa repleta de referências, depretensão e muito bom humor, em sua obra Uma Canção de Amor e Ódio, lançado em janeiro de 2023 pela Editora Naci.
A trama traz dois cantores de mega reconhecimento no país, Benjamin e Theodoro, eles estão em todas as capas de revistas e fazem shows por todos os cantos, porém tem um problema, a rivalidade que há entre eles é mútua e desconfortante, fazendo com que a presença de um e outro torne tudo desconexo e desconcertante. Até que num festival em que eles irão se apresentar, o organizador propõe para que eles mostrar amizade e compõem uma canção juntos, para tocar ao vivo no palco, na frente de milhares de pessoas, e o que era rivalidade, acaba se transformando num sentimento mais intenso e profundo, envolto de emoção e aproximidade entre os músicos.
Uma Canção de Amor e Ódio é uma obra dinâmica e leve, com distintas personalidades, mas que apenas uma coisa poderá salvar a concepção da narrativa, a amizade envolvida nessa história permeada de referências e influências da cultura pop, em uma ligação tênue de música, amor e liberdade, em que a expressividade em conhecer o outro, pode transformar relações no sentido mais estreme de uma relação, em que Vinicius entrega intensamente aos leitores nessa história apaixonante, que se divide entre o amor e o ódio.
Assim como a história envolvente, o autor da obra também é um apaixonado pelo que faz, com algumas obras já publicadas em seu currículo literário, Vinicius é um leitor voraz, apaixonado por comida italiana, dias nublados, café e livros, antes de ser escritor, tinha ensejo de trabalhar numa livraria, apenas para ler todos os exemplares das pratileiras. Formado em jornalismo pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo um gancho primordial para que adentrasse na área da literatura e editoriação. Atualmente ele vive em São Paulo, e seu maior sonho é viver de literatura no Brasil, além de viajar pelo mundo com seu trabalho.