The Librarian of Burned Books – Traduz de forma tênue e precisa o poder dos livros em tempos funestos

bookshelf

Uma das maiores armas para o desenvolvimento e socialização da humanidade, não estão nas pólvoras ou bombas das guerras, mas sim, nos livros, pois são eles que transitam conhecimento e poder, nos momentos mais obscuros da sociedade. Como no novo livro da autora Brianna Labuskes, The Librarian of Burned Books, que chega às lojas em fevereiro de 2021.


The Librarian of Burned Books é um romance cativante e sutil, de três mulheres distintas, mas com uma ânsia significativa em mudar a realidade horrenda e sombria da Segunda Guerra Mundial através dos livros, acreditando que esse seja o caminho mais aprazível diante as atrocidades enfrentados pela guerra.

1933-may-10-berlin-book-burning

A trama começa em Berlim, em 1933, quando a escritora Althea James, é convidada para participar do programa de extensão cultural alemão, até que cingece uma jovem da pequena cidade de Maine, Hannah Brecht, aonde ela apresenta uma rotina nova e cosmopólita, vivida até então, fazendo com que ela conhecesse um lado de resistência e revolucionário, e conhecesse um outro lado sobre seus antepassado e ela mesma.

Porém, suas ações a levam a se refugiar em Paris, o governo Nazista estava em ascenção na Alemanha, e pensamentos diferenciados, eram vistos como contraditórios e ofensivos para seus simpatizantes. Então, deixando tudo para trás, Hannah passa trabalharem uma livraria, e desde então, sua inquietude e sabedoria faz acreditar que apenas os livros possam conter o fascismo que adentrar ferozmente pela Europa e apontar seus erros, sem a voz para mudar o cenário de dor e destruição, decidindopor quais histórias ela está disposta a viver – ou morrer.

Anos depois, próximo ao final da Segunda Guerra, já em Nova Iorque, uma mulher, Vivian Childs, sofre a perda de seu marido, na luta contra os nazistas, travando batalhas poderosas contra um senador que visa censurar as Edições do Serviço Armado, da qual não será fácil, mas a arma mais poderosa que ela tem, está junto a uma mulher reclusa e misteriosa que cuida da Biblioteca Americana de Livros Proibidos pelos Nazistas no Brooklyn. Mas, o que Viv não sabe, é que está diante de um dilema, que colide com a censura de um presente/ passado que irá unir a vida de três mulheres que aspiram do mesmo desejo, e que isso fará mudar o destino delas para sempre.

81-W5-Fe-Wz-OL-AC-UL600-SR600-600

Entre mistérios, segredos e suspense, The Librarian of Burned Books, mostra com veemência o poder da palavra e dos livros ao decorrer dos anos sombrios e conflituosos de uma guerra que extinguiu não apenas pessoas, mas a cultura progressiva da humanidade, transformando-os em alvos para que poderosos asquerosos ganhassem notoriedade diante a deplorável situação da qual o mundo se encontrava.

O livro foi inspirado na história real de Council of Books in Wartime–the WWII, uma organização formada por autores, editores, livreiros e leitores que usam os livros como “armas na guerra de ideias“, e desde então, a obra de obra de Brianna visa retratar de forma sutil e precisa, essa história de amor assombrosa, que testemunha a beleza, o poder e a bondade expressa nas linhas dos livros.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s