O filme é dirigido por Neill Blomkamp e conta sobre o jovem Jann Mardenborough, que devido a boa performance como jogador de videogame acaba sendo contratado para entrar em uma equipe real de corrida e torna-se um corredor profissional, um drama bastante empolgante até o ponto de virada com fatos fora da linha de acontecimentos.
A produção tem ótimas cenas de corrida na maior parte do filme, fazendo ele ser bem acima da média de produções lançadas este ano em relação aos efeitos visuais, não somente isso, ele tem toda carga dramática necessária para criar o ambiente perfeito para oscilar entre fatos e linha cronológica por fazer uso de um acontecimento como gatilho de motivação de sucesso.
O filme tem um elenco bastante primoroso e competente em relação a trama desenvolvida para conta a história do jovem Jann, no entanto, algo ainda foge da linha de fatos adaptados por conta da história mostrar um acidente como catalisador de motivação, mas na vida real ter acontecido antes dos eventos adaptados no filme, isso pode tirar um pouco do brilho quando pensado na forma como foi usada na trama, claro, se o público souber esse pequeno detalhe.
Outra coisa que pode gerar incômodo é o fato do filme ter limitado alguns personagens a garoto propaganda, isso porque os eventos são uma enxurrada de marketing de diversas marcas, é a direção usa o fato de adaptar um jogo onde é mostrado essas empresas como sinal verde para encher a trama de propaganda gratuita.
No entanto, isso não tira o fato dessa ser uma adaptação competente de videogame, Gran Turismo é um acerto em todos os quesitos quando eleva para as telas cenas de corrida de tirar o fôlego, dessa forma, entra no roll do seleto grupo de boas adaptações de videogame para o cinema. Talvez uma única ressalva seja na posição de escolha entre como adaptação ou baseado em fatos reais, ele fica dentro do meio termo por fazer bem as duas coisas.
Por fim, quem for ao cinema conferir e gostar de jogos de esporte, e teve ou tem costume de jogar Gran Turismo no Playstation, vai se divertir bastante porque a produção tem competência em criar o ambiente perfeito do jogo, assim como, aqueles que gostam de drama vão gostar da história mostrada em tela, ou seja, tem méritos próprios e desenvolve seus lances de maneira bem significativa sem deixar pender para lados incômodos, o filme entra em circuito de exibição no dia 24 de agosto no Brasil.
por Daniel Guimarães





