‘A Polícia da Memória’ – Um recordo eloquente das lembranças mais intrínsecas

3

O romance de ficção policial, da autora japonesa Yoko Ogawa, lançado em 1994, chegou ao Brasil pela Editora Estação Liberdade, e promete levar o leitor a uma viagem as memórias mais intrínsecas de um drama que mistura dissimulações com realidade, em lembranças distintas que não mais existem, mas permanecem intactas no interior do âmago de cada um.

5

A obra A Polícia da Memória, traz em sua narrativa, uma ilha vigiada pela “polícia secreta”, que visa eliminar quaisquer vestígios de lembranças, porém, ao decorrer da narrativa, o leitor é convidado a mergulhar nas histórias mais inerentes permanecentes na memória, e sem recordações físicas, essas são as únicas e satisfatórias reminiscências de acontecimentos que há de ser resguardado.

2

Em uma narrativa eloquente e expressiva, A Polícia da Memória, mostra uma jornada de memórias e recordações, de momentos significativos referentes as lembranças pessoais, que podem ser primordiais para a conservação e elo de um mundo que não mais existe, e que nunca será como antes, mas que poderá ser recordado e preservado com orginalidade e inspiração, diante ao mundo novo criado em tempos atuais.

1

O romance foi lançado em 1994 pela autora, mas apenas em 2021 ele chegou ao Brasil. Finalista do International Booker Prize 2020, e do National Book Awards 2019, foi traduzido para diversos idiomas e reitera o talento da escritora contemporânea Yoko Ogawa. Agora, a obra vai ganhar uma adaptação cinematográfica dirigida por Reed Morano, estrelada pela atriz Lily Gladstone e produzido por Martin Scorsese, o filme deve estrear em breve nos cinemas.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário