A continuação do filme do diretor Denis Villeneuve, Duna: Parte Dois, chega aos cinemas, com grandes nomes no elenco, como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Dave Bautista, Stellan Skarsgärd, e as novidades com destaque para Austin Butler, Florence Pugh e Christopher Walken, baseado no romance de ficção cientifica de Frank Herbert na sequência do primeiro filme de 2021, fazendo com seu que neste, o telespectador se aprofunde mais em sua história.
O que era bom, conseguiu ficar ainda melhor. As cenas acompanhadas da trilha sonora, apresentam uma continuação mais madura, diferente do primeiro filme, com mais ação e engajamento em seu desenvolvimento. Em Duna, vemos o planeta desértico de Arrakis sendo atacado, uma traição pela posse de melange, faz com que Paul e Lady Jessica, também uma Bene Gesserit, fujam as pressas de seu palácio para salvarem suas vidas. Eles acabam nos desertos, até onde diziam não ter vida humana, se aliando aos Fremen por abrigo. Paul, então, descobre que ele pode ser muito mais do que pensa, e sua história e transformação começa ali.
Retornando exatamente de onde parou, a trama mostra um Paul mais confiante e menos temeroso, e apaixonado por Chani, uma guerreira Fremen, cheia de propósito e ideologias. Rapidamente as pessoas o associam a lendas antigas, acreditando que ele possa ser um possível Messias, e vão alimentando essa ideia enquanto o nosso personagem principal, vai ficando mais forte, além de viver sua história de amor.
O roteiro escrito por Denis Villeneuve e Jon Spaihts, apresenta cenas de guerra e vingança, aonde Paul, expressa de maneira eloquente, suas visões fragmentadas sobre seu futuro, encontrando-se em um dilema entre o amor de sua vida e o destino do universo. Em uma “Guerra Santa” se torna visível, com diferentes motivos por cada personagens. Temas como colonialismos, manipulação, crença, continuam presentes no filme, sendo retratos de forma mais eficácia.
Todavia, mesmo com algumas pequenas mudanças feitas pelo diretor, ao que tudo indica, Duna seguirá com uma franquia de filmes de acordo com os livros. E se continuar com uma aprovação tão grande, como os 97%, segundo o site especializado Rotten Tomatoes, irá não só, se superar cada vez mais, quanto desbancar grandes clássicos, até hoje.
Duna: Parte 2, é um dos filmes mais aguardados de 2024, com seu elenco primoroso, o longa promete levar aos cinemas uma aventura surpreendente, daquelas de tirar o fôlego, sob um romance intenso e expressivo, em uma luta entre o bem e mal.
por Bruna Vidal



