Aconteceu neste sábado (2) na Gibiteca de Santos, o lançamento do livro BraZineiras, organizado pela fanzineira e poeta Thina Curtis, que levou um pouco de seu conhecimento para baixada santista, para mostrar a força feminina na nona arte nacional.
A obra traz relatos de mulheres quadrinistas, ilustradoras, fanzineiras e entusiastas culturais que buscam trazer um pouco de suas histórias mostrando o percurso das publicações independentes de mulheres sendo protagonistas de suas próprias obras.
O livro lançado em 2023, durante a CCXP23 pela Editora Timo, traz 36 mulheres relatando suas experiências na área, propagando não só o zine no país, mas também as mulheres nos quadrinhos e o protagonismo feminino na arte.
Além do lançamento, também ocorreu um bate-papo com Thina, Ana Basaglia (editora da Timo) e com a jornalista Sônia Luyten, que é pesquisadora em histórias em quadrinhos e cultura pop japonesa.
Para completar, foi inaugurado a exposição “Somos Todos Naná”, que expõem trabalhos de mulheres quadrinistas e ilustradoras do ABCD paulista, que fazem Femenagem a escritora mauense Edi Gonçalves (Naná), que é curadora da mostra junto com a Thina.
Todos esses eventos marcam o início das celebrações do mês das mulheres na Gibiteca de Santos, fazendo uma homenagem a luta feminina por igualdade na arte e mostrando um pouco da história das mulheres nos quadrinhos, uma área predominando por homens, na qual há bastante misoginia.






