Autor de Dragon Ball, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos, no último dia 1º de março, em decorrência de Hematoma Subdural, provocado quando há acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. A notícia foi publicada na página oficial de Dragon Ball no X, na madrugada de sexta-feira (08), através de uma carta aberta, revelando a causa da morte e o velório restrito apenas aos familiares.
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
https://platform.twitter.com/widgets.js
Akira Toriyama é conhecido mundialmente por conta dos mangás e personagens marcantes, criado a partir de escritas e ilustrações feitas com amor. A obra de maior relevância e abrangência mundial é Dragon Ball, que tornou-se um dos produtos mais rentáveis dos últimos tempos, sendo considerado até hoje como a maior obra de anime já feita.
O autor é continuamente lembrado por outros sendo considerado pai e mestre, é o caso do criador de Naruto, Masashi Kishimoto, que usou as redes sociais para homenagear o amigo e mestre por todo o legado e impacto. Kishimoto escreveu uma carta aberta e publicou em suas redes sociais, com gratidão a Akira que esteve presente na vida dele, desde o ensino médio até a faculdade, sendo alguém importante na decisão de se tornar um mangaká.
Outro que usou as redes sociais para falar sobre o momento foi Eiichiro Oda, criador de One Piece. Oda falou sobre o momento que conheceu Akira Toriyama, trazendo a lembrança da ocasião que Akira o chamou pelo nome, revelando também que o admira desde a infância, finalizando a postagem na esperança do céu ser um lugar agradável igual Akira imaginava ser.
Akira Toriyama nasceu na cidade de Nagoya, Aichi, no Japão, em 5 de abril de 1955. Ele iniciou a carreira no ano de 1987, através da obra Wonder Island, publicada na revista Weekly Shonen Jump, mas o sucesso e reconhecimento só veio anos após, em 1980, com a publicação do mangá Dr.Slump, que teve cerca de 18 volumes, com encerramento em 1984, também foi o primeiro anime baseado em uma obra do autor.
Em 1984, ele lançou o mangá de Dragon Ball, seu maior sucesso de vendas e artigos relacionados, por longos 11 anos Akira trabalhou no mangá, terminando a saga dos guerreiros Z em 1995, totalizando um acúmulo de 42 volumes. Depois do sucesso da venda do mangá, uma série foi produzida que serviu para avançar ainda mais a popularidade do gênero fora do Japão.
O estrondo do anime fez a marca ganhar relevância internacional, trazendo não somente popularidade, mais também, fortalecendo toda a indústria de animes e mangás, sendo também uma marca que conseguiu ultrapassar barreiras, com licenciamento de artigos como jogos, roupas e acessórios, além de produções como cinema. Akira Toriyama deixa um legado inestimável.
Como redator agora falo em primeira pessoa; – “Eu lembro quando criança da força dessa maravilha criada por Akira, chamada de Dragon Ball, não tinha TV em casa, eu assistia na casa dos amigos, era maravilhoso podemos conversar na escola ou na rua sobre os episódios, criar teorias antes de virar moda na internet, até porque não era acessível a internet como é hoje. A partir de Dragon Ball criou em mim o amor e a paixão pelo universo de animes e mangás, através daquele universo composto por super homens e alienígenas com mensagens sobre amizade, companheirismo, força e crescimento pessoal, de um grupo de amigos em busca de esferas capazes de realizar desejos, eu pude entender a necessidade de correr em busca de sonhos. Obrigado Akira Toriyama, sua mensagem e obra nunca será esquecida pela geração impactada pelo teu trabalho”.
por Daniel Guimaraes




