Cem Anos de Solidão é uma grande best seller do autor Gabriel García Márquez, lançado pela primeira em 1967, e conquistou o Prêmio Nobel da Literatura em 1982. Atualmente é considerada uma das obras mais relevantes e notórias da literatura latino-americana, sendo umas das mais lidas e traduzidas em todo o mundo.
A sua trama traz à cena um conflito de gerações, entre particularidades e personalidades distintas, de uma família peculiar que vive numa aldeia fictícia na América Latina chamada Macondo, e envolve relações difusas observadas pela centenária da família, que acompanha as discrepâncias de seus herdeiros, em uma triste e eloquente história dos Buendía-Iguarán e seu avanço diante a sociedade, e os segredos familiares que será em desvendar os mistérios que se levará até quando o último da estirpe viver.
Um drama repleta de mistérios e segredos loquazes que representam famílias ao redor do mundo, entre dramas e fantasias que fundamentam essa obra na literatura mundial, apresentando as mais delirantes aventuras neste comovente história narrada de maneira que discute o debate das gerações, levando-o o leitor a se deleitar a essa significativa leitura em uma publicação grandiosa e atemporal, que constrói diferentes paradoxos da própria existência. Expressando o talento unânime de García Márquez em expressar suas histórias solitárias sob realidades divergentes.
E para entreter e afagar ainda mais leitores a conhecerem esse clássico da literatura latino-americana, a Netflix anunciou uma adaptação em seu canal de streaming. Com direção de Laura Mora e Alex García López, Cem Anos de Solidão, a série promete representar um dos mais ambiciosos projetos do audiovisual, em uma série intensa, envolvente e insigne, a produção será filamada em espanhol e na Colômbia, com o apoio da família de Gabriel García Márquez.
“Dirigir este projeto foi um desafio e uma aventura; afinal, na vida, correr riscos é necessário para dar sentido ao que fazemos. Ao mergulhar na adaptação de Cem Anos de Solidão, minha intenção era criar algo autêntico que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece”, comenta a diretora Laura Mora.
Cem Anos de Solidão chega em duas partes ao catálogo, totalizando 16 episódios, que vão sensibilizar e surpreender com a essência poética e o contexto visceral discrito na obra de Gabo, respeitando com total propriedade e ideias autorais, interpretadas com veemência e engajamento para desenvolver tamanha relevância; “buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro. Fizemos isso com amor e respeito pelo livro, com o apoio de uma equipe técnica e humana excepcional“, completa o diretor Alex García López.
A primeira parte da série chega ao streaming em 11 de dezembro de 2024.




