A 22ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira (9), ocupando todos os espaços públicos da belíssima cidade de Paraty com cultura, arte, educação, debates e pluralidade de visões em uma programação repleta impulsionada de mecanismo de troca entre aqueles que transitam e os que vivem no território.
A curadoria de Ana Lima Cecílio, que tem mais de 20 anos na área editorial, passando por diversas áreas como edição, clubes do livro e curadoria literária, Ana Lima traz na bagagem uma vasta experiência que visa um olhar atento e direto ao público leitor o que as pessoas andam lendo, que autores e obras têm mobilizado encontros e discussões.
O homenageado deste ano será um autor redescoberto após um século de esquecimento, o jornalista, cronista, contista e teatrólogo Paulo Barreto, conhecido como João do Rio, foi um acadêmicos e um dos autores mais importantes do século XX no Rio de Janeiro, ele divulgou Oscar Wilde no Brasil, é resgatado junto a outros autores marginalizados.
Flip 2024 chega com uma rica programação com debates imperdíveis, com escritores de diversos cantos do mundo, reunindo não apenas escritores, mas também leitores, artistas e pensadores de todo o mundo. Nesta edição a festa literária não trará só uma diversidade de temas e vozes, mas também reflexões sobre questões atuais e urgentes.
Entre os nomes nacionais confirmados estão Cacique Raoni, Carla Madeira e Felipe Neto. Por outro lado, entre os internacionais, destacam-se Èdouard Louis, Atef Abu Saif e Mohamed Mbougar Sarr.
A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip ocorre entre os dias 9 a 13 de outubro, no Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro. Esse é um período na qual coincide com a semana de recesso chamada de semana do “saco cheio”, adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil, o que viabiliza uma maior participação de professores e estudantes, público importante para a Flip.





