Uma das maiores referências da literatura cronista do século 20, a autora e jornalista Clarice Lispector, essa ucraniana, com essência brasileira natural de pernambuco, transcrevia em suas obras cenas do cotidiano envolto de tramas psicológicos, em uma epifania reputada as personagens comuns vivendo situações rotineiras. Uma mulher objetiva e de personalidade forte, ela ganhou notoriedade na terceira fase do modernismo brasileiro, chamada de “Geração de 45”. Com personalidade voraz e singular, ela escrevia o que dava na cabeça, sem se importar com as críticas, apenas mais colocar para fora suas angústias e aflições, alterando a realidade habitual, trazendo a vida um desabrochar distinto, seja por um lado ou para o outro.
Para despertar a essência de Clarice, acontece desde dia 25 de janeiro, no Teatro-D-Jaraguá, o monólogo da obra da autora, Balada Acima do Abismo, interpretado pela atriz Maria Fernanda Candido. A apresentação estreou em 2022 em Paris, e em 2025, ganhou sua primeira versão brasileira, embasada a partir dos textos de Lispector, em um passeio autêntico e significativo por seu universo literário, apresentando momentos emblemáticos de sua vida e obra, envolto de elementos cênicos e musicais, desempenhado pela premiada pianista Sonia Rubinsky.
Apesar da versão francesa conceder um recital mais dramático, a edição brasileiro ganha novos elementos, mas sem perder a essência intimista que honra e celebra a obra de Clarice, representado excepcionalmente por Maria Fernanda, que possuí uma profunda e intensa relação com a diligência literária da autora. Assim como o título do espetáculo, que foi inspirado no poema Visão de Clarice Lispector, de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977, sob uma metáfora do abismo, envolvendo seu processo criativo, ofertando perigo e caos, mas também um vasto desconhecido em um mergulho na subjtividade, entre as escolhas mais significativas envolto neste espetáculo, que conta com Catarina Brandão, responsável pela concepção e adaptação dos textos, trazendo trechos que revelam aspectos profundos da obra de Clarice, como a espiritualidade, o feminino, a infância, a vocação literária e a paixão pela língua portuguesa.
Balada Acima do Abismo é uma representatividade ao âmago erudito dessa magnânima autora, representado neste espetáculo único que ressalta sua natureza poética e lírica, acompanhada pela música, que desempenha um fundamental segmento à narrativa, em diálogo aos textos intensos, emocionais e eloquentes.
O espetáculo que aconteceria até o próximo dia 09 de fevereiro, ganhou uma sessão extra até o dia 16 – quando vai acontecer um encerramento especial da temporada, com brunch no Nacional Inn Jaraguá seguido da apresentação. As apresentações acontecem de quinta a sábado, no Teatro-D-Jaraguá, região central de São Paulo, e os ingressos custam R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia), podendo ser adquiridos através do Sympla.
por Patrícia Visconti



