Kendrick Lamar – Um artista de rimas autênticas, líricas e viscerais

kendrick

Quem é Kendrick Lamar? O rapper e letrista que mais foi premiado no Grammy Awards 2025 e agitou o intervalo do Superbowl no último domingo (9). Além de já integrar na trilha sonora de um dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, ele ainda, já contou com colaborações de artistas como SZA, Schoolboy Q, 2 Chainz, Travis Scott, Vince Staples, Future, entre outros.

Lamar, nasceu na Califórnia, mas ainda criança seus pais se mudaram para Illinois, por conta de problemas pessoais de seu pai com gangues da região. Seu nome, foi dado em homenagem ao cantor e compositor Eddie Kendricks do The Temptations, e ele sempre com seus ouvidos apurados e musicalizados, sempre esteve antenado na cena do hip hop, tanto que seus maiores ídolos e referências para sua vida como artista são rappers Tuppac e Dr. Dre, ele ainda declarou que esses dois e The Notorious B.I.G, Jay-Z, Nas e Eminem são as maiores influências musicais, ele ainda cita Lil Wayne entre seus favoritos e inspiradores como rapper e artista.

Kendrick-Lamar-1

Sempre focado e objetivo em suas projeções para transcerever seus sentimentos, ainda mais vivendo em bairros violentos e dominados por gangues, onde ele teve diversas experiências da qual o fez envolver fortemente nesta cultura de gangues, mas sem nunca deixar de estudar e manter o centro na educação, tornando-o um aluno exemplar, formando-se no ensino médio como a maior nota da escola. Ao terminar o colégio, ele pensou em seguir carreira acadêmica, e ingressar na faculdade psicologia e astronomia, mas acabou mudando de ideia para se concentrar em sua carreira musical, da qual ele já almejava desde os 16 anos, quando lançou sua primeira coletânea autoral intitulada Youngest Head Nigga in Charge.

No começo de sua carreira Kendrick usava o codinome de K-Dot, e suas primeiras gravações o levaram a assinar com a gravadora Top Dawg Entertainment, onde ele lançou duas mixtapes, e finalmente usar seu nome de batismo para seguir próspero em sua carreira, lançado em 2009, seu primeiro EP como Kendrick Lamar. Neste mesmo ano, ele formou na gravadora o grupo Black Hippy, junto aos rappers Jay Rock, Ab-Soul e Schoolboy Q. No ano seguinte, lançou mais um mixtape, o quinto de sua carreira, Overly Dedicated, tornando um sucesso nas plataformas digitais e o projetando ainda mais à cena da música atual.

Kendrick-Lamar-1400

O primeiro compacto veio em 2011, onde Lamar atingiu logo a parada da Billboard 200, alcançando a posição 113, vendendo aproximadamente cinco mil cópias em sua primeira semana de lançamento. Em 2012, ele abriu a turnê de Drake, sendo um grande ápice para sua carreira, conquistando ainda mais os críticos musicais, por suas letras intensas, verídicas e verazes, através de sua lírica engajada e comovente, enaltecendo sua musicalidade e expressividade em envolver o público através de suas canções.

No ano de 2014, o rapper teve sua primeira indicação ao Grammy, mas infelizmente não era sua vez de conquistar seu gramaphone, o que empenhou de trabalhar arduamente e projetar ainda mais em suas composições, lançando novos projetos, e conquistando ouvintes além dos Estados Unidos, como Nova Zelândia, Austrália e Holanda, onde ele liderou os top parades por semanas com seus singles.

kendrick-lamar-19517-800x450

Um artista visceral, autêntico e singular, que trouxe a essência significativa do rap as paradas musicais, marcadas com suas letras autorais e aliciantes, e mesmo não tendo levando o prêmio em suas primeira indicação ao Grammy, ele conquistou críticos e público nos anos seguintes, ganhando 81 prêmios de 186 indicações, incluindo 17 Grammy Awards e ASCAP Vanguard Award por seu trabalho como compositor, além de ser o primeiro músico e compositor fora da música clássica a conquistar um Prêmio Pulitzer, e hoje Lamar é considerado um dos artistas mais influentes de sua geração, além de um dos grandes rappers e letristas dos últimos tempos.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário