MIS-SP celebra os 50 anos de carreira de Ney Matogrosso em uma exposição à altura deste artista emblemático

ney-matogrosso-cantor-turne-estadio-show-foto-raphael-dias-getty-images

Um dos intérpretes mais icônicos na cena musica da música brasileira, Ney Matogrosso, completa cinco décadas de carreira, com pleno vigor e muita efervescência em suas apresentações inigualáveis e incomporáveis, definindo seu próprio estilo e particularidades, desde seu início como membro da banda Secos & Molhados, onde ele ganhou notoriedade para sair em carreira solo e levar suas performances subsequentes. Além de ser considerado pela revista Rolling Stone como uma das vozes mais potentes dos últimos tempos, e um dos mais célebres artistas brasileiros.

expo-ney-matogrosso-mis-1

Para celebrar esse icônica da música nacional, o MIS-SP (Museu de Imagem e Som) inaugurou uma mega exposição em homenagem ao artista, reunindo momentos, figurinos, imagens, pôsteres, entre outros artefatos que notabilize o percurso cronológico de Ney, iniciando desde de começo como vocalista dos Secos & Molhados, suas atuações singulares frente ao palco, seus projetos autorais e significativos, marcados por poesia e autenticidade, até seu mais novo álbum Nu com minha música (2021), o primeiro lançado separadamente de um show.

3-F0-A7570-scaled

A mostra foi divida em seis áreas do museu, compondo por momentos relevantes e expressivos do artista, em uma composição emblemática de suas fases mais marcantes, reunidas com curadoria do diretor geral do MIS, André Sturm, com projeto expográfico é dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá e os textos da exposição foram compostos pelo jornalista Julio Maria, autor de Ney Matogrosso – a biografia, lançada pela Companhia das Letras em 2021, em uma parceria do SENAC com apoio da Paris Filmes.

Antes de tudo sou um fã do Ney Matogrosso desde os anos 70. É um imenso prazer poder levar aos visitantes do MIS a história deste artista único do cenário brasileiro, que segue com a mesma energia mobilizando o público”, afirma André Sturm, curador e diretor-geral do MIS. “Ney foi o grande destaque das celebrações de 45 anos do MIS, em 2015, ao participar do programa Notas Contemporâneas, contando para o público presente histórias de sua vida e carreira. Foi um momento inesquecível e, agora, dez anos mais tarde, trazemos essa nova homenagem com uma exposição inédita e muito especial”.

3-F0-A7628-scaled

Ainda na mostra, a Paris Entretenimento que levou elementos cenorgráficos do longa-metragem, Homem com H, dirigido por Esmir Filho e protagonizado pelo ator Jesuíta Barbosa. O filme deve trazer toda latinidade e visceralidade do artista, destacando suas passagens inolvidáveis, preconceitos, romances e singularidades referentes da vida e carreira de Ney Matogrosso, desde a infância até os dias de hoje.

É um grande artista, talvez um dos mais performáticos que temos, essa cor do Ney, o jeito que ele traduz o Brasil, é muito desafiador“, explicou o ator Jesuíta Barbosa sobre interpretar este ícone no filme, que deve chegar aos cinemas nacionais dia 1º de maio de 2025.

Enquanto o longa-metragem não chega aos cinemas, a exposição no MIS-SP, que começou dia 21 de fevereiro, segue abrilhantando a carreira deste insigne da música brasileira, que deve ser estender até os próximos meses, com ingressos a partir de $15 reais (meia-entrada), de terça-feira a domingo.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário