Uma das grandes revelações de 2025, sem dúvida é a cantora e compositora californiana, Gracie Abrams, que traz em suas composições a essência visceral da música pop, em suas letras singulares e envolventes, que falam sobre relacionamentos, amores e desamores, rotina e cotidiano, levando emoção a cada single apresentado, transbordando suas referências e influências mais insignes transcrita à cada canção.
Filha do cineasta J. J. Abrams e da produtora de cinema e televisão Katie McGrath, Gracie sempre esteve em conexão com o mundo artístico, e desde criança já sabia que a música era seu ponto de apoio para conquistar seu espaço na indústria fonográfica. Começou a compor quando tinha 8 anos, mas antes disse ela já estudava violão, guitarra e piano, o que a ajudou a merglhar intensamente no mundo musical e produzir suas próprias composições, influenciada por Taylor Swift, Joni Mitchell, Simon & Garfunkel, Elvis Costello, Bon Iver, Elliott Smith, Kate Bush, The 1975, James Blake, Lorde, Metric, The Killers, Phoebe Bridgers, entre outros artistas que foram fundamentais para ela expressar seus covers na rede e viralizar no TikTok. Gracie chegou a cursar relações internacionais no Barnard College em Nova York, mas desistiu no primeiro ano para se dedicar inteiramente à música.
O primeiro compacto de Gracie, Good Riddance (2023), mas ela surgiu na cenário musical em 2018, quando lançou seu primeiro single autoral, Minor, ganhando notoriedade após abrir alguns shows da The Eras Tour, de Taylor Swift, em apresentações, nos Estados Unidos e Canadá, fazendo com que a artista conquistasse as paradas de sucessos da Billboard Hot 100 e ainda, com que ela entrasse na lista da Forbes 30 Under 30 em 2023, mesmo ano em que lançou seu primeiro compacto, com sua sonoridade única e autenticamente pop, com os vocais sussurrados, inspirados numa composição melancólica e eletrônica, com letras que falam sobre términos amizades, família, responsabilidade e amadurecimento. O disco chegou ao topo na para Billboard 200, considerado daquele ano.
Em 2024, Gracie lançou seu segundo álbum, The Secret of Us, trazendo consigo uma sonoridade um pouco distinta, envolto entre o country pop, indie pop, e folk music, mas sem perder sua essência e referência eminente, que o fez fomentar seu êxito na cena da música, contando com Taylor Swift não apenas como inspiradora e referência às suas composições, mas também como participação especial na faixa Us. O disco se tornou um enorme sucesso, liderando as paradas de vários países, levando a cantora a realizar sua exitosa Secret of Us Tour, e posteriormente lançar a edição Deluxe, conquistando ainda mais ouvintes e fãs por onde tocava.
Gracie é uma jovem cantora que chegou de fininho e aos poucos vou contagiando e conquistando os ouvidos mais assíduos e significativos à música pop, fazendo com que uma fã, apaixonada por música se tornasse uma artista pertinente, escrevendo seus sentimentos mais intrínsecos em canções eloquentes.
por Patrícia Visconti



