Animação brasileira terá estreia mundial no Festival de Annecy, na França

unnamed

O longa animado “Eu e meu avô Nihonjin” terá estreia mundial no maior evento de animação do mundo, o Festival de Annecy, na França, que acontece de 8 a 14 de junho em Annecy.

A animação tem produção da Pinguim Content com distribuição da H2O Films, e foi selecionada entre 3900 produções de longas e curtas-metragens inscritas para participar do evento e integra a mostra Annecy Apresenta junto a outras 12 produções animadas. Dirigido por Celia Catunda, o filme acompanha a história de Noboru, um menino descendente de imigrantes japoneses que começa a investigar o passado de sua família através das conversas com seu avô, no processo, ele descobre a existência de um tio de quem nunca ouviu falar.

unnamed-2

A obra vencedora do prêmio Jabuti foi adaptado do romance de estreia de Oscar Nakasato, traz a saga familiar contada a partir da vida de Hideo Inabata, um imigrante orgulhoso da própria nacionalidade que, como tantos conterrâneos, aporta no Brasil no início do século 20 para trabalhar nas lavouras de café do interior de São Paulo. O filme celebra a diversidade e a história da imigração e intercâmbio entre o Brasil e o Japão, sem esquecer das dificuldades enfrentadas por esses imigrantes.

unnamed-3

A direção de arte foi inspirada na obra do artista Oscar Oiwa e a trilha sonora é assinada por André Abujamra e Marcio Nigro. Os protagonistas são interpretados por Ken Kaneko, renomado ator japonês, naturalizado brasileiro, e pelo jovem descendente de japoneses Pietro Takeda.

unnamed-1

A produção executiva é de Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino, com roteiro de Rita Catunda, a animação já conta com uma vasta carreira internacional, tendo participado de programas de mentoria como o Mifa Campus International (França, 2022) e o Mianima (Espanha, 2023), da sessão “Work in Progress” no festival de Cannes, dentro do Ventana Goes to Cannes, além de pitchings como Ventana Sur Pitching Sessions, Cinekid e Mianima.

A produtora também estará presente no Marché du Film, mercado que ocorre durante o Festival de Cannes, onde apresentará seu novo filme para potenciais compradores no mercado internacional.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário