‘Homem com H’ – Um drama convidativo a adentrar profundamente na autêntica e veraz história de Ney Matogrosso

ney-matogrosso

Um mato-grossense que tem Matogrosso até no nome, e expressa com leveza e eloquência através de sua voz única e inigualável. Ney Matogrosso começou sua carreira no início da década de 1970, sempre sonhou em ser ator, mas sua vocalidade excepcional se tornou destaque, tornando-o notório na cena da música brasileira junto ao seu requebrado envolvente, vestuário exótico e maquiagens cênicas exuberantes, que fizeram de Ney um artista original e categórico.

Para brindar este ícone da música nacional, que hoje com seus 80 e poucos anos, continua autêntico e vivaz, levando seus maiores e novos sucessos aos palcos memoráveis do Brasil, e também às telas de cinema, com a cinebiografia baseada no livro Ney Matogrosso: A Biografia, de Julio Maria, com direção e roteiro de Esmir Filho, Homem com H.

001

O filme mostra desde sua infância em uma vila militar em Bela Vista/ Mato Grosso, ao ingresso na marinha, sua ânsia pela vida artística, o início da carreira na banda Secos e Molhados, a estreia como solista, os amores, preconceitos e a resiliência em ser livre e espontâneo em uma época de censura e militares no poder, aonde Ney sempre enfrentou de cabeça erguida, mostrando sua arte como prioridade, pois é isso que o tornou um dos artistas mais influentes e referentes da música brasileira.

O projeto, Homem com H, começou em 2017, quando Esmir recebeu o convite para produzir a cinebiografia. Mas, foi durante a pandemia de Covid-19 que ele ganhou força e total, e apoio de Ney, que através de conversas online interagia com o diretor e dava sugestões e opiniões oportunas para enriquecer e deixar o longa-metragem veraz e fidedigno ao que ele viveu. Interpretado de maneira brilhante pelo ator Jesuíta Barbosa, que mostra nas telas os jeitos e trejeitos mais peculiares desse artista visceral, levando o espectador a uma simbiose de emoções, mostrando a alma do Ney, mas seu perder a essência de Barbosa, que expôs suas experiências e personalidade a cada desempenho apresentado.

494190282-1764324381038943-1450142873651921731-n

Um filme alegre, dinâmico, loquaz e com referências de uma época no passado, mas sem ficar na mesmice, mostrando tudo em sépia ou em preto e branco, afinal, não é uma cinebiografia de qualquer artista, mas sim de Ney Matogrosso, que enfrentou desafios desde criança, ainda na casa de seus pais, mas sempre lutou por seus ensejos mais profundos, o que o fez conquistar o país através de suas poesias cantadas com sua voz acentuada e peculiar, alinhado ao seu estilo excepcional em performar e ser sublime, levando sua música ao longo das décadas para diferentes gerações, sempre com a mesma energia e vivacidade em ser livre e axiomático.

Homem com H é uma produção da Paris Filmes e Paris Entretenimento, que chega aos cinemas para inspirar, comover e enaltecer esse célebre artista brasileiro.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário