O cantor e compositor colombiano J Balvin vem conquistando as rádios e paradas musicais ao redor do planeta, com seu som engajado e envolvente, o músico trascende energia em suas composições consolidados no reggaeton e trap latino, sendo considerado um dos pioneiros do gênero influenciado pelo porto-riquenho Daddy Yankee, mas em uma versão limpa que cative toda a família, mas sem deixar de ser impactante que embale todos nas ruas.
J Balvin sempre foi uma pessoa interessada na cena musical, na adolescência fez parte de bandas de rock em Medelín, influenciado pwlo grunge rock do Nirvana, mas foi no rap que ele ganhou destaque e notoriedade, quando em 2004 assinou seu primeiro contrato com a EMI Music, onde lançou seu primeiro álbum de estúdio apenas em 2012, certificado com um disco de ouro na Colômbia. Todavia, a partir de então, o sucesso estava descrito em sua carreira, e assim vieram as parcerias e colaborações, aonde ele pode expandir suas conposições autorais, originais e singulares, conquistando as paradas musicais da Billboard Latina.
O músico já colaborou com artistas como Farruko, Jeon Arvani, Anitta, Cardi B, Bad Bunny, Karol G, Maluma, entre outros. Além disso, Balvin tem outra paixão que motiva sua vida, são os negócios, inspirado nos rappers 50 Cent e P. Diddy, o fez adentrar mais a fundo na cena e obter conhecimento sobre esse tema que tanto o fissurava, Após uma temporada de trabalhos e estudos nos Estados Unidos, Balvin retornou à Medellín e começou a se apresentar em clubes locais, aumentar suas redes socais e estudar negócios na prestigiada EAFIT University, para então aos 19 anos (2004) seguir seriamente em sua carreira musical, onde adotou o nome artístico de J Balvin “El Negocio”.
Um artista referente e engajado, que após duas décadas desde sua estreia no cenário da música, empenha a cada single lançado, com seu estilo único e particular, que influencia e cativa a cada dia novos artistas, como a cantora Camilla Cabello, que já o citou em uma entrevista, afirmando que Balvin é uma de suas referências musicais.
Balvin é um artista insigne e categórico, que apesar de não interagir muito com os fãs pela redes, ele sempre visa focar seus projetos à eles, e principalmente ao público latino, com planos de cantar apenas em espanhol, apesar de ser fluente em inglês e colaborar com artistas que falam o idioma. Afinal, seu objetivo é tornar o reggaeton um gênero globalmente popular sem precisar dobrar a carreira entre essa duolidade linguística.
“Eu quero continuar fazendo história em espanhol. Eu quero convidar o mainstream para o meu mundo, para o meu som e para o que eu estou fazendo. E eu quero que os artistas mainstream me respeitem e aceitem artistas latinos como iguais, sem que precisemos cantar em inglês. Quero que eles saibam que posso competir globalmente com quem quer que seja, em espanhol”, assim comentou o músico em entrevista passada.
Um sucesso mundial, aclamado por críticos ao redor do globo e uma influencia para expandir ainda mais o reggaeton, com seu jeito inovador em produzir composições autorais, autênticas e memoráveis, rompendo barreiras e reinventado a forma que a música latina chega no cenário musical no mundo, com canções totalmente gravadas em espanhol, representando com fidelidade e veracidade o futuro do pop latino, sendo um convite para que todos mergulhe intrinsicamente em sua própria essência, abraçando sua origem, impulsionando a música urbana à vanguarda música latina, sendo considerado pelo The Guardian uma das maiores exportações culturais da Colômbia para o mundo, e ao palco Skyline do The Town Festival, onde o J Balvin se apresenta no dia 14 de setembro em uma festa intensa e eloquente, que promete agitar os fãs mais assíduos musicalmente.
por Patrícia Visconti


