Extermínio: A Evolução é um terror dramático que traz em sua trama uma mensagem surpreendente

11133139354329

Com direção de Danny Boyle e roteiro por Alex Garland, A Evolução, terceira parte da saga Extermínio, também introdução de uma nova fase composta por três filmes sequenciais anunciados, tem uma proposta distinta dos apresentados anteriormente nos filmes lançados em 2002 e 2007, na qual o foco era a sobrevivência a toda problemática alegórica dos zumbis infectados pelo vírus da raiva.

Aaron-Taylor-Johnson-em-Exterminio-3-via-Sony-Pictures-reproducao-1024x576

A Evolução tem como principal motor de arranque uma pequena e bela história de busca de autoconhecimento com requintes de aceitação do destino, mesmo parecendo no início que tudo vai caminhar dentro do originalmente conhecido como consequência de sobrevivência. Aqui toda aquela velha conhecida correria para sobreviver diante de uma avalanche de zumbis tem outro destino, apenas a busca por uma cura através da esperança.

Mudando da água para o vinho, é até comum em Hollywood filmes terem uma proposta apresentada durante o período de divulgação, e pós, quando acontece o lançado no cinema, o filme ser completamente diferente a ponto do gênero ser outro com uma boa e velha maquiagem chamada de alegoria, quando a direção faz uso de elementos para compor a narrativa mas não faz uso desses elementos na principal linha como problemática da história.

ff139607f0056668e2195b26774b01d1

Essa terceira parte da saga Extermínio faz isso sem nenhum remorso, pega tudo que foi construído anteriormente e coloca em segundo plano, os zumbis existem mais não são usados como o real perigo daquele mundo, são altamente perigosos, mas todos já sabem como devem agir diante de qualquer um dos vários classificados, ou seja, eles se tornam um completo descartável durante toda a trama.

Isso é aceitável , porque diante de tamanha decisão, a direção coloca uma pequena informação sobre o real perigo que começa a surgir diante dos poucos sobreviventes da ilha. ah, falando sobre ilha, o filme tem a seguinte sinopse: Uma família composta pelo pai, filho e mãe doente, tem um dia incomum quando o pai do menino tem a missão de levá-lo para fora da ilha num rito de passagem

No caso, eles devem sair daquele lugar durante a maré baixa porque é quando o caminho surge até o litoral, durante a missão o pai deve ensinar o filho sobre os zumbis e suas classificações, na qual o menino precisa matar seu primeiro monstro. O menino bem treinado consegue fazer isso, mas tudo foge do controle quando uma alfa aparece e os persegue de forma ininterrupta até a volta deles para aquela ilha fora do litoral.

Exterm-nio-2002

Eles conseguem fugir e matar a criatura e tudo fica bem no final, no entanto o menino tem algo em mente visto um pequeno detalhe quando estava no litoral, porque viu um sinal de fogo e ao perguntar ao pai sobre aquele lugar, o pai desconversou e até ficou irritado. No fim, ele acaba descobrindo sobre um médico e também sobre o pai que está traindo sua mãe, e então decide fugir da ilha para o continente com a mãe doente para encontrar o médico e talvez achar uma cura.

Alfie Williams como Spike o filho do casal composto por Jodie Comer como Isla e Aaron Taylor Johnson como Jamie, é uma grata surpresa. Na verdade, o elenco inteiro tem boas atuações, a jornada de mãe e filho durante o caminho até o médico interpretado por Ralph Fiennes como Dr Kelson no filme, é de uma poesia incomum em um filme de terror.

18727607-20131003193312071-resized

A história passa do terror para drama de maneira bem suave sem deixar de lado as criaturas que foram responsáveis por deixar esse mundo mais atrativos, porém aqui não é sobre eles e o quanto são ameaçadores, é sobre a sobrevivência na esperança num mundo dominado pelo descaso, sobre uma jornada de conhecimento de mãe e filho em busca de mais tempo juntos, é também sobre entender as situações e abraçar o destino de bom grado.

No aspecto técnico há uma pequena observação, o filme foi gravado todo por câmera de Iphone 15 promax, então durante alguns momentos é perceptível essa escolha, dito isso, as trilha é algo bom para destacar porque consegue realmente ser bem colocada durante todo o filme, mas também é somente isso mesmo, o resto fica bem legal a linha narrativa de filho e mãe, é um filme na qual o terror saiu de cena e parece que não vai voltar. O filme entrou em cartaz no dia 19 de junho nos cinemas brasileiros.

por Daniel Guimaraes

Deixe um comentário