FLiS promove cena literária de Santos com autores renomados e atrações culturais

feira-literaria-de-santos-estreia-em-agosto-com-oficinas-debates-e

Santos recebe, entre os dias 22 e 25 de agosto, a primeira edição da Feira Literária de Santos (FLiS), iniciativa que promete incentivar o cenário cultural da Baixada Santista com uma programação gratuita dedicada à literatura, cidadania e arte. O evento será realizado no Salão Orquídea do Hotel Parque Balneário, no bairro Gonzaga, e será aberto ao público a partir do dia 23.

A feira será promovida pela Academia Santista de Letras (ASL), com organização do Instituto João Cláudio e apoio do Ministério da Cultura, a FLiS traz o tema “Se a rua fosse minha… Santos nos encantos da leitura”, na qual propõe uma conexão entre o universo literário e os espaços simbólicos da cidade.

A abertura acontecerá no dia 22, com programação restrita a autoridades e convidados. Já nos dia 23, 24, e 25, o público poderá acompanhar mesas-redondas, oficinas, performances literárias e apresentações musicais, além de uma feira com editoras renomadas, como Planeta, Cortez, reformatório, Gato Amarelo e Ciranda Cultural, reunidas pelo Canal dos Livros.

image

Entre os nomes confirmados estão Selma Caetano, coordenadora do Prêmio Oceanos de Literatura; César Romão, jornalista e palestrante motivacional; Nuno Cobra, preparador físico e autor de obras de autoconhecimento; Milena Ramires, doutora em Ciências; e Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta e do Semesp. A programação também inclui a participação de escritores regionais e representantes de academias de letras da região.

A presidente da ASL Taís Curi, destaca a diversidade da curadoria e a importância da feira para a cidade. “Pensamos em uma programação que refletisse a produção literária nacional e, ao mesmo tempo, valorizasse nossos autores locais. É um marco para Santos, que tem longa tradição na literatura brasileira”, afirma.

Além dos encontros com escritores, a FLis contará com atividades voltadas à literatura infantil, sustentabilidade e inclusão. Um dos destaques é a apresentação da Orquestra de Deficientes Visuais, que acontece no sábado (24), às 18h30.

A feira também contará com mesas que tratam de temas como gestão cultural, leitura no esporte, literatura e intervenção social, e o papel das mulheres na ciência e na escrita. Também estão previstas oficinas de haicai, rodas de conversa com alunos, biografias comentadas, performances e atividades musicais inspiradas na obra de Tom Jobim.

A programação completa pode ser conferida no local do evento. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

 

por Yasmin Paixão

Deixe um comentário