CCBB-SP leva a cultura dos memes em uma exposição referente e divertida

image-1

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a exposição MEME: no Br@sil da memefição, uma mostra divertida que aborda os memes do nosso país. Trata-se de um passeio pela nossa história, explorando a origem de memes memoráveis, seja antes ou depois da criação da internet.

A exposição já começa de forma icônica: logo na entrada, o visitante se depara com diversas onças, podendo até sentir o peso delas. No dia da visita, havia um grupo de crianças, e certamente essa foi a parte em que mais se divertiram. Quando uma exposição já causa boas impressões logo no início, você sabe que vem coisa boa pela frente.

image-11

A mostra soube extrair o melhor do humor brasileiro, além de convidar o visitante a fazer parte do evento. Uma das salas da mostra é o “Enésimo Concurso Mundial de Mickey Feio”, onde os visitantes fazem seu próprio desenho do Mickey, e outros participantes podem votar no melhor. Ao final da temporada, o vencedor será anunciado.

Ainda, saúda com louvor a arte da zoeira. Estão presentes quadros de tatuagens e grafites feios, placas engraçadas, memes presentes nas redes sociais e referências a artistas nacionais e a diversos influenciadores. Tudo foi feito com zelo para contextualizar cada citação, como no caso em que o pequeno Gabriel Lucca escreveu um bilhete para a mãe avisando que teria feriado no dia seguinte: “É verdade esse bilhete”.

image-5

Não se engane: o CCBB não focou apenas na Internet. Uma das partes da exposição dedicada à política faz um belo tributo às charges clássicas do Brasil e mostra como os humoristas retrataram, ao longo dos anos, o circo que vivemos a cada quatro anos. Tiro o chapéu a sequência de políticos comendo pastel e as nostálgicas TVs de tubo exibindo reportagens icônicas que, com o tempo, se transformaram em vários memes.

Os memes louvam as personas brasileiras. Podemos ver, em detalhes, os elementos que compõem um esquerdomacho e um héterotop, além de referências a redpills e farialimers. A exposição também não deixou de fora a icônica Carreta Furacão, que ganhou uma parede exclusiva. O Centro Cultural Banco do Brasil está de parabéns: a curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli mostra como o Brasil sempre foi rico em humor e criatividade, além de abrir espaço para que o público faça parte da atração. É um passeio para toda a família, revelando como os memes são ricos em cultura e comprovando que o humor inteligente está mais vivo do que nunca.

image-6

A exposição é gratuita, acontece todos os dias, exceto às terças-feiras, e funciona das 9h às 20h. Ela estará em São Paulo até o dia 3 de novembro, seguindo depois para Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

por Richard Henrique

Deixe um comentário