Em maio de 2012, um crime chocou o Brasil, sobre um dos casos mais horrendos envolvendo um famoso empresário e sua esposa, que não apenas o matou, mas também cortou em parte e depois jogou o corpo em uma estrada no interior paulista.
Baseado neste crime dramático e eloquente, em 2021 a Boutique Filmes em parceria com a Netflix lançou a série documental Elize Matsunaga: Era Uma vez um Crime. Dirigido por Eliza Capai, o documentário mostra momentos significativos dos quais levou uma mulher matar e escartejar seu marido, o diretor criativo empresa alimentícia Yoki, entre dramas e relações conturbadas, a série mostra o passado de Elize no interior do Paraná, a vida luxuosa com um dos maiores herdeiros do país e o crime hediondo que mobilizou à todos, colocando em debate situações contraditórias de poder e misoginia, sobre um casamento de aparências e repulsões, de um homem manipulador e mesquinho, e uma mulher ciumenta e decisiva, que não apenas matou, mas usou sua sagacidade para encobertar o crime.
A série, composta por quatro episódios traz relatos de advogados, promotores, jornalistas e familiares em relação deste caso, acompanhando as saídas temporárias de Elize do presídio. Revisitando sua cidade natal e as cenas finais de Kitano no apartamento do casal em um bairro bairro de São Paulo.
Uma produção veraz e envolvente, que apresenta discussões peculiares que prometem trazer divergências deste crime chocante que mobilizou o Brasil, levando o espectador em uma reflexão profunda sobre machismo e classe social, consentindo o poder como notoriedade sobre uma relação conturbada e lesiva, que findou no assassinato do empresário e na prisão permanente de Elize.
O drama não apenas ganhou este documentário, como também contará com um longa-metragem, com roteiro de Raphael Montes, produzida pela Boutique Filmes, o filme apresentará o drama ficcional inspirado no caso verídico de Elize Matsunaga, envolto de muito suspense, vai trazer à cena as relações antagônicas de temas como classe social, ambição e violência, em uma trama repleta de desafios em um mergulho inerente na complexa relação do casal. Dirigido por Vellas, o filme, ainda sem data de estreia, conta com Lorena Comparato e Henrique Kimura no elenco.
por Patrícia Visconti




