A adaptação nacional, do suspense psicológico de David Fincher, Quarto do Pânico, traz uma versão autêntica e essencial dirigida por Gabriela Amaral Almeida, que visando aproximar do filme original, mas trazendo elementos e referências peculiares da cultura brasileira, sob uma visão feminina e diversa, agregando embates únicos que apenas uma mulher poderia encontrar.
Uma trama simples, mas voraz que envolve o espectador ao embrião do enredo, em um confronto pela sobrevivência, projetado por momentos mais extremos, numa luta árdua pela própria segurança e de seus, em atos violentamente ofensivos, sustentados pelo autoritarismo do patriarcado ávido e brutal. Assim citou o ator Caco Ciocler, alegando que a “mulher despe dos estereótipos e coloca sua força em alma“. Em uma narrativa profunda e sagaz, que dá todos sentindo a história envolvida.
O filme se destaca por sua ambientação, no cenário simbólico, que acolhe e aprisiona. Como relatou a atriz Isis Valverde; “a casa funciona como o corpo da mulher, e o quarto é o útero“. Trazendo a eloquência de envolver e proteger, em que a direção buscou mostrar o ápice de sua essência, incumbida pelas performances autorais e características de seus atores, quase como um teatro cinematográfico.
Quarto do Pânico ressalta e revela os valores mais intrínsecos dos personagens, mostrando suas adversidades e contradições, em colocação da própria base, de forma única e significativa em uma convivência de envolvimento ao processo criativo envolto na produção, somando experiências em uma junção distintiva.
O longa-metragem é um desafio de entendimento e alusão, que transmite a particularidade regional e intuitiva implicada no âmago diferencial abordada pela diretora, em vazão completa na história, trazidas a atualidade brasileira, sob um olhar étnico e feminino.
Quarto do Pânico é uma produção da Floresta, com roteiro de Fábio Mendes, com direção significativa de Gabriela Amaral Almeida. O filme que teve sua pré-estreia em 2025, durante o Festival do Rio, conta com Isis Valverde, Andre Ramiro, Caco Ciocler e Marco Pigossi no elenco, e chega ao catálogo do Telecine dia 13 de fevereiro.
por Patrícia Visconti



