X-Men’97 é puro suco de nostalgia para os fãs da franquia

20240304-mutantes-em-x-men-97

X-Men, ou X-Men the Animated Series, foi uma revolução nos anos 90, adaptando de forma fidedigna a arte dos quadrinhos trazendo histórias complexas com narrativa questionadora sobre a natureza humana, fazendo uma belíssima analogia do preconceito que os mutantes sofriam, aos preconceitos atuais devido a raça, cor da pele, orientação sexual e religião.

Os quadrinhos surgiram nos anos 60 pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby e trazia a tona um problema que ainda hoje é atual, o racismo. A Marvel sempre esteve a frente nesses questionamentos, inclusive foram os primeiros a criar heróis afrodescendentes como o Luke Cage, Pantera Negra e uma das Capitãs Marvel, a Mônica Rambeau.

x-men-97

Mas X-Men conseguiu ir além das questões raciais, suas histórias representavam o racismo de todas as formas, as pessoas os odiavam simplesmente por serem diferentes, por nascerem diferentes. Com isso a Marvel conseguiu incluir o grito de todas as minorias que sofriam e ainda sofrem com o preconceito, simplesmente por serem diferentes. Além disso, as questões humanas dos personagens são muito bem exploradas na série, sendo fator muito mais importante que a própria ação, esta sendo apenas consequências das ações dos personagens.

Outro grande motivo do sucesso da animação clássica dos anos 90 foi a forma que trazia os grandes arcos dos heróis nos quadrinho às animações. Sagas como a da Fênix Negra, Dias de um futuro Esquecido, entre outras, foram trazidas de forma quase ipsis litteris. Claro, com suas devidas alterações para se adequar a linguagem da animação.

02-1536x993

Quem era criança quando começou a assistir X-Men e, por tabela, se debulhou nas hqs pra conhecer mais a fundo aquele universo. X-Men’97 é puro suco de nostalgia, respeita a série original, continuando exatamente de onde parou, há quase 30 anos, mantendo os traços originais, histórias originais e a ambientação dos anos 90, tudo isso com uma animação belíssima e moderna. Novamente trazendo a tona todos aqueles questionamentos da natureza humana, todas as questões do medo e do preconceito, estão ali e foram perfeitamente respeitadas nessa continuação.

A animação termina exatamente onde a série clássica terminou, com Xavier dado como morto, após sofrer um atentado do líder dos “Amigos da Humanidade”. Jean Grey está grávida de Scott e eles ainda estão tentando seguir em frente, enfrentando o luto da perda do seu mentor, Charles Xavier.

XMEN-97

A primeira temporada explora a fase que Magneto assumiu o lugar de Xavier e vai liderar os X-Men. Respeitando e honrando o seu falecido amigo, Magneto segue o sonho de Xavier em tentar conviver pacificamente com os humanos. Em contra partida a série também explora o triângulo amoroso entre Vampira, Gambit e Magneto. Para quem leu os quadrinhos, Vampira se envolveu com Magneto enquanto estava presa na Terra Selvagem, mas depois ela acabou se casando com Gambit.

Para ganhar a confiança dos X-Men e do governo mundial, Magneto se entrega às autoridades e vai a julgamento na ONU pelos seus crimes contra a humanidade. No julgamento de Magneto ocorre um atentado contra o velho mestre do magnetismo, porém tempestade se sacrifica para salvá-lo, levando um tiro que retira todos os seus poderes. Magneto se enfurece quando vê a “irmã” ferida, mas se controla. Encerra o conflito sem matar nenhum dos humanos e convence os juízes da ONU que ele mudou e irá trabalhar em prol da conciliação entre humanos e mutantes, conseguindo assim o perdão pelos seus crimes.

X-Men-97-1024x512

Outro arco que deverá ser explorado nessa primeira temporada é a saga “Inferno”. Nas hqs, depois que Jean morreu, se sacrificando para eliminar a Fênix Negra, Scott conheceu uma mulher muito parecida com sua falecida amada, Madeline Pryor, casando com ela e tendo um filho, Natan Summers, que numa linha futura alternativa de tempo se tornaria o Cable. Porém, quando Jean volta dos mortos, logo é descoberto que Madeline era um clone da Jean criada pelo vilão Sr. Sinistro, e todos esses eventos dariam início a saga “Inferno”.

O desenrolar dos próximos capítulos deve desencadear para a saga “Inferno”, com a revelação que a Jean Grey, que estava casada com Scott e deu a luz ao bebê Natan Summers, na verdade seria o clone do Sr. Sinistro e o bebê, apenas mais um experimento do vilão em criar o mutante perfeito. Mas isso só iremos confirmar com os próximos episódios. X-Men ’97 está disponível no streaming do Disney+, com novos episódios sendo lançados todas as quartas-feiras.

por Lúcio Amaral via JOL RN

Deixe um comentário