A Feira do Livro 2024 traz uma programação extensa e diversificada, consagradando-se como o maior festival literário de rua

articles-5yf-Vflq-Imp-K0e-WT

O maior festival literário a céu aberto chega ainda maior, em sua terceira edição, com uma programação repleta de novidades e interatividade, para fomentar a cultura e a leitura no país. A Feira do Livro começa no sábado, 29 de junho, e vai até o domingo, 7 de julho, com mais dias, mais palcos e mais autores convidados.

A Feira neste ano acontecerá durante nove dias, na Praça Charles Miller, em São Paulo, e vai reunir aproximadamente 150 expositores, entre editoras, livrarias, instituições ligadas ao livro e à leitura, levando diversidade nas produções mais singulares da atualidade. Além de oficinas sobre a cultura do livro, programações especiais, doações de livros para bibliotecas escolares e comunitárias, convidados e outras atividades notórias da cena literária, das artes e do pensamento.

Ao apoiarmos, pela primeira vez, A Feira do Livro de São Paulo, reforçamos o compromisso em democratizar o acesso à cultura e à educação. Acreditamos que promover a leitura impulsiona a mobilidade social e transforma vidas”, afirma a diretora de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Instituto CCR, Renata Ruggiero.

St-nio-Gardel-Cr-dito-Fernanda-Oliveira-2

Entre os convidados estão, os consagrados Ivan Angelo, Reinaldo Moraes e Maria Adelaide Amaral são destaques da programação de ficção, além do Stênio Gardel, vencedor do National Book Award nos Estados Unidos, está no primeiro dia do festival literário, os autores paulistanos Marcelo Rubens Paiva, Lilia Guerra, Reinaldo Moraes e Natalia Timerman, a contista Iara Biderman, a crítica literária Eliane Robert Moraes, os poetas Sérgio Vaz e Mel Duarte, e sem contar com um dos principais destaques da feira, a antiguana Jamaica Kincaid. Entre os autores internacionais, a curadoria põe A Feira do Livro em forte diálogo com o debate literário argentino, com Camila Sosa Villada, Betina González, Claudia Piñeiro, Michel Nieva e Camila Fabbri.

Um festival democrático e singular, que promete fazer com que os leitores e visitantes mergulhe intensamente no mundo literário, em uma companhia composta por tendas distribuídas por livrarias, editoras e diferentes instituições ligadas ao livro e à leitura expõem a sua produção e promovem o contato do público com autores, editores e outros profissionais do livro.

A literatura e a produção editorial brasileiras já ocupam um espaço importante na programação dos nossos veículos. Para a EBC, participar desse encontro entre leitores e autores é uma grande oportunidade, uma vez que entendemos que o livro, a leitura, a educação e a cultura são instrumentos de transformação da sociedade”, destaca o presidente da EBC, Jean Lima.

feira-do-livro-2022-61
A Feira do Livro é um evento biodiverso, que busca integrar à todos no cenário literário, buscando trazer igualdade, tal como a isenção da taxa de participação de expositores para editoras periféricas, de proprietários negros, quilombolas, indígenas, ou sem fins lucrativos, que visa beneficiar editoras periféricas como Quilombhoje, Flores de Baobá, Kitembo, Ananse, Malê, ISA – Instituto Socioambiental, LiteraRUA e a CPL – Câmara Periférica do Livro. E ainda, incluir pessoas com deficiência dando acessibilidade e disponibilidade para que possam participar do evento ativamente e com plena equivalência social.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência fica feliz em participar ativamente d’A Feira do Livro promovida pela Associação Quatro Cinco Um. Entendemos a importância da promoção do incentivo à leitura. A nossa participação tem o objetivo de poder falar de inclusão e acessibilidade para as pessoas com e sem deficiência. Parabéns a todos pela iniciativa”, diz a secretária municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Silvia Grecco.

A Feira do Livro é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no país, da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e na terceira edição, já está consagrada na cidade como o maior festival de literatura nas ruas da capital paulista, visando incentivar e difundir a leitura ea cultura no país, com uma programação intensa e expressiva, para agradar diferentes pesssoas, de todas as idades.

Serviço
A FEIRA DO LIVRO 2024
Data: de 29 de junho a 7 de julho de 2024
Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP
Entrada Gratuita

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário