Para quem gostar de dar fugidinha por aí, uma promessa está saindo dos livros e em breve estará nas prateleiras dos mercados.
Estou falando da “capa invisível” que está sendo elaborada por pesquisadores da Queen Mary University of London, que transformam objetos usando um material com nano-partículas que pode melhorar propriedades específicas na superfície do objeto.
Mais conhecida em filmes e livros do Harry Potter, a camuflagem promete que algumas partes do corpo de um objeto desapareça.
Em testes já realizados, cientistas da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação da instituição conseguiram usar o dispositivo de camuflagem para fazer com que superfícies curvas aparentassem ser planas para as ondas eletromagnéticas.
A tecnologia pode resultar em uma mudança radical na forma como antenas são amarradas as suas plataformas, por exemplo. Permitindo antenas em diferentes formas e tamanhos para ser ligada em locais de difícil acesso e com uma ampla variedade de materiais.
Segundo o pesquisador Yang Hao, “o projeto é baseado em óptica de transformação, um conceito por trás da ideia da capa da invisibilidade”.
“Pesquisas anteriores mostraram essa técnica trabalhando em uma única frequência. No entanto, podemos demonstrar que é possível trabalhar em uma maior gama de frequências tornando-o mais útil para outras aplicações de engenharia, tais como nano-antenas e indústria aeroespacial”.
Por: Vanderléia Santana