[Cantinho Literário] Felipe Ferreira traz um enfoque moderno sobre a história do carnaval no Brasil

carnavalliterario

Neste ano vamos investir muito em especiais, usando o mesmo tema para todas as editorias, como já fizemos na Bienal do Livro, na CCXP no ano passado (2016) e na Campus Party deste ano de 2017, e deu super certo aqui no site, por isso, vamos investir, porque estamos indo num bom caminho seguindo assim. E como nesta semana começa a ‘Semana do Carnaval’, vamos esquentar nossas baterias e colocar nossas fantasias para fora e cair na folia, trazendo tudo que rola no do que há de mais cultural no país.

Mas claro, não vamos só falar de blocos, músicas e desfiles carnavalesco, também estamos pensando na galera que não gosta dessa folia, mas quer curtir esse feriado tranquilo e de boa.

Começando a Semana de Carnaval aqui no OBC, com obras literárias, que contam um pouco da história cultural desta festa, que é tão rica, mas que vem sendo balizada por sub-celebridades e politicamente corretos, que mal sabem o porque dessa festa, e estão banalizando com ‘mimimis’ e baixarias nas ruas, e estragando com a cultura brasileira, que muitos não dão valor.

flexslide_fev_semana3_livros

Mas que é bastante rica e pouco valorizada, afinal aqui no Brasil, só faz sucesso quem paga mais, e não quem populariza a boa e verdadeira cultura pop e por isso que nós do OBC estamos aqui, para forçar cada dia mais, já que a grande mídia, só se importa em passar a mediocridade que tende a ser renovada todo ano, porque a imagem já está mais gasta que não sei o que.

Aqui estamos, trazendo pautas culturais para nossa tripulação, como o livro do carioca, professor do Instituto de Artes da UERJ e apaixonado por carnaval, Felipe Ferreira, que escreveu ‘O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro’, tem um tempo, a um pouco mais de 10 anos, mas a obra pode ser lida em qualquer época, pois é bem diferente de obras já escritas atualmente, pois o texto é evolucionista no perfil das festas de carnavais, sendo tendo destaque nas complexas interinfluências, como na organização e nas brincadeiras que existem nessas festas carnavalescas.

felipeferreiraFelipe realmente é apaixonado por carnaval, pois além desse livro, ele já escreveu outros relacionado ao tema, além de revistas, publicando artigos sobre o carnaval no Brasil e no mundo, os livros foram o Guia do Carnaval (1995, 1996 e 1997), O marquês e o jegue – estudo da fantasia para escolas de samba (1999), Inventando Carnavais (2005) e O livro de ouro do carnaval brasileiro (2005).

O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro é dividido em seis grandes núcleos temáticos, bastante importante para a festa, e que Felipe aborda e expressa muito bem, pois cada capítulo está bem explicado sobre esta festa popular, desde de sua origem até nos dias atuais. E no final da obra tem uma pequena cronologia do carnaval no Brasil e o autor sugere algumas outras obras, para quem quiser se aprofundar e conhecer mais sobre esta festa popular que é referência no Brasil e em todo o mundo.

Confira abaixo cada tema abordado no livro

livro-ouro-carnaval-brasileiro-ediouro-500x500

Era uma vez: Aborda a história do carnaval desde seu surgimento na Idade Média até sua fixação como festa popular no século 19 e discute as diferentes concepções sobre carnaval.

Entrudo: o carnaval antes do “Carnaval”: Fala sobre as festas que aconteciam dos dias de carnaval durante o período colonial brasileiro, chamadas genericamente de “entrudo”. Destaca as variadas formas que essas comemorações adotavam nas cidades brasileiras através dos anos diferenciando o “entrudo familiar” do “entrudo popular”

Bailes e passeios: Mostra a ascendência do carnaval europeu, principalmente o francês, na formação da folia brasileira. Ressalta a influência dos bailes mascarados e passeios de carruagens, importados de Paris no início do seculo 19, no surgimento das sociedades carnavalescas.

A batalha das ruas: Credita à população do Rio de Janeiro, que adere maciçamente ao novo carnaval, a transformação da festa sofisticada ao estilo francês na grande pândega nacional.

Uma festa nacional: Mostra o caminho percorrido pelo carnaval, no início do século XX, que em poucas décadas deixa de ser uma simples brincadeira popular para assumir o posto de grande expressão da nacionalidade.

Brasil pandeiro e outros samba: Destaca a relação do carnaval com diversos interesses — políticos, econômicos, culturais — e sua progressiva oficializações, traduzida pela elevações do samba ao grande ritmo do país.

Muitos carnavais: Fala sobre o surgimento dos diferentes “carnavais” no Brasil, com destaque para a formações das escolas de samba, no Rio de Janeiro, dos grupos de frevo, em Pernambuco e dos trios elétricos, na Bahia.

Sinopse
Quando confetes e serpentinas colorem ruas e salões e a bateria arrepia até quem não é muito de samba, está em cena a maior festa popular do mundo. Assim o Carnaval brasileiro é conhecido nos quatro cantos do planeta. Entretanto, paralelamente à alegria e à descontração dessa festança, existe uma bela história até então pouco abordada pelo mercado editorial brasileiro.
O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, de Felipe Ferreira, da Editora Ediouro – um dos mais renomados pesquisadores da cultura popular brasileira e autor de diversos artigos sobre Carnaval. Produto de anos de pesquisa, a obra é uma visão inédita e contemporânea do Carnaval brasileiro, capaz de expressar muito do que fomos, somos e seremos.
Além das centenas de fotos e ilustrações, o que faz de O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro um grande lançamento é a ousadia de seu autor. Felipe Ferreira apresenta uma abordagem bastante original da história do Carnaval brasileiro, sem repetir os lugares-comuns de um roteiro de datas e acontecimentos lineares na elaboração da ideia de Carnaval no país.

Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro
Felipe Ferreira
Ano: 2005 / Páginas: 424
Idioma: português
Editora: Ediouro

13230136_10206764405209094_8648326021863866092_n

Mais informações sobre o Felipe Ferreira, acesse os endereços abaixo

Facebook | Skoob

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s