[Cantinho Literário] “O Jovem Noel Rosa” o grande poeta carnavalesco do Brasil

noel-rosa

Já que adentramos na semana do Carnaval, não mais justo do que falar de célebres artistas que fizeram história, não apenas na música, mas na literatura, repercutindo suas obras em vários nichos culturais e literários. Entre eles, o jovem que apesar de ter falecido com 26 anos, sua bagagem artística é ímpar e imensurável, estamos falando do compositor carioca, Noel Rosa.

noel2Noel nasceu em 1910, e compôs 259 músicas, dentre elas clássicos da música brasileira e diversos sucessos de Carnaval. Como, ‘Pierrô Apaixonado’, parceria com Heitor dos Prazeres, de 1935, é muito tocada até hoje nos bailes. Sem contar As Pastorinhas (1934, com João de Barro), Com que Roupa? (primeiro sucesso, 1931), Até Amanhã (1933) e tantas outras. Ou seja: é pouco provável que exista um brasileiro que não conheça Noel Rosa. Ele era um fazedor de hits carnavalesco, suas canções eram marcadas pela inteligência e humor, remetendo as reflexões amorosas, cotidiano, ditos populares, entre outras coisas.

box_historia5Mas, hoje não é dia de música e sim de literatura, então abrimos nosso leque e falaremos do livro “O Jovem Noel Rosa”, de Guca Domenico, lançado em 2003. Uma biografia romanceada sobre a formação do poeta, tendo como pano de fundo os acontecimentos históricos mais notáveis do Brasil nas décadas de 20 e 30, dos compositores mais criativos e originais que a música nacional já teve. Sempre irreverente e com bom humor, que eram suas armas para disparar em todas as direções, algumas vezes até mesmo, contra si mesmo, já que o poeta não se levava muito a sério.

Neste livro traz passagens sobre a vida de Noel, do seu nascimento em Vila Isabel, sua infância juventude, além de seus amores, seu encontro com a música, sua vida boêmia e tantos outros momentos que marcou a presença deste ilustre artista aqui na Terra. “O Jovem Noel Rosa” recebeu chancela de Altamente Recomendável do Instituto Brasileiro do Livro Infanto-Juvenil.

171124_jovem-noel-rosa-o-632107_l2_635981327860598000

Um livro que não apenas retrata a vida de um artista, mas reflete a história cultura do Brasil, com suas obras e datas notórias, além da vasta poesia de Noel, que mesmo ter partido quando era muito jovem, foi e ainda é influência para diversos artistas da música popular brasileira, e não há brasileiro que não conheça Noel Rosa, ou pelo menos já cantarolou uma de suas músicas num baile de carnaval.

SERVIÇO

“O Jovem Noel Rosa”
AUTOR: Guca Domenico
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
ANO DA EDIÇÃO: 2003
SELO: NOVA ALEXANDRIA
IDIOMA: Português
VOLUME: 1
NÚMERO DE PÁGINAS: 160

Confira abaixo o samba de “Com que Roupa?”, de Noel Rosa:

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s