[Cyber Cult] Alunos da EPUSP empreitam projeto para expandir o conhecimento aeroespacial no Brasil

Quem nunca sonhou entrar num foguete e viajar pelo espaço, conhecer outros planetas, satélites e galáxias? Pois é, há muitos aficionados que ainda sonham, como alguns estudantes da Escola Politécnica da USP, que reunidos numa conversa informal, pensaram em empreitar a ideia de construir foguetes, como o propósito de capacitar engenheiros e dar vida ao espírito aeroespacial no Brasil, consolidando o conhecimento nesta área.

Baseado nesta ideia, partiram para os apoios, e a Escola Politécnica da USP destaca-se pela sua excelência em ensino, pesquisa e extensão, obtendo diversos centros de pesquisas, além de abrigar dois grupos PET (Programa de Educação Tutorial). Todavia, nada direcionada a área aeroespacial no campus da capital paulista. Então, sete alunos da PET-Mecânica inciaram essa ambiciosa empreitada. Com o apoio financeiro do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, o apoio do Ministério da Educação (MEC), da verba destinada ao PET-Mecânica e apoio da EPUSP no que tange utilização de infraestrutura e recursos humanos.

Porém, a verba e os apoios não iriam se projetar sozinhos, a equipe teve muito trabalho e em Junho de 2015, o Jupter I cruzou os ares norte americanos, escrevendo o primeiro capítulo não apenas dos alunos, mas na escola na era dos foguetes.

Mas engana-se quem pensa que este nome tem haver apenas com projeções em chegar a Júpiter, segundo Breno de Almeida Avancini, 21, um dos responsáveis do projeto, o nome foi dado aleatório, pois o anseio maior é consolidar o conhecimento na área de foguetes no Brasil, ainda pouco difundido e pesquisado.

Atualmente o Projeto Júpiter está em fase de consolidar como uma equipe competitiva independente, dentro da EPUSP, buscando uma espaço físico próprio, membros para ingressar a mesma, para assim darem início a um novo ciclo, voltando a fase de pesquisa e a equipe aprender com seus erros e acertos do Jupiter I, e manter a representividade do país e da Escola em competições e eventos relacionados a pratica de foguete modelismo e engenharia no geral.

Para conhecer mais o projeto acesse:
Site | Facebook | Youtube

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s