[Cantinho Literário] O maior evento de quadrinhos do Brasil pode está com seus dias contados

O FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) é um evento realizado a mais de 15 anos, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e visa propagar a cultura da nona arte do Brasil e do mundo, e já trouxe grandes nomes dos quadrinhos, como Mozart Couto, David Lloyd, Laert, Mauricio de Sousa, que foi homenageado na sétima edição da FIQ e o evento também homenageou a produção de quadrinhos na Coréia do Sul, pois é o país asiático em referência na arte, que até nesta edição restaurantes populares de Belo Horizonte serviram durante o evento, pratos inspirados na culinária coreana, preparados por chefes especializados.

O Festival Internacional de Quadrinhos é realizado na capital mineira a cada dois anos e já foi eleito o principal evento de histórias em quadrinhos no Brasil, em 2011 superou a marca de visitantes de eventos como a Comic-Con em San Diego e passou a ser considerado o maior evento de quadrinhos da América.

Mas, esse ano o evento corre o risco de ter a verba reduzida, pois segundo o documento apresentado ao COMUC sobre a execução orçamentária para 2017, a Fundação Municipal de Cultura está colocando em discussão um repasse de 800 mil reais para a execução do 10º Festival Internacional de Quadrinhos.

O roteirista e quadrinista mineiro Dan Arrows, ficou tão indignado com essa situação do FIQ, que publicou em Facebook, sua indignação – “O festival que corre o risco de MORRER é um patrimônio de BH e um dos maiores responsáveis pela ascensão e consolidação do mercado nacional de HQs. É o evento de quadrinhos mais importante do país e um dos mais importantes da América Latina.”

O valor desta edição é menos do que foi em 2015, que na época foi 925 mil reais e hoje esse valor é de 125 mil, essa verba é pouco para o tamanho que o FIQ acabou se tornando, pois a infra-estrutura do evento é bastante grande, pois neste projeto a muitas pessoas envolvidas, para o público se sentir confortável e a vontade na feira, pois antes mesmo de ter a CCXP, o FIQ já era considerado um dos maiores eventos de quadrinhos do Brasil.

A colorista da Marvel, Cris Peter também deixou seu desabafo sobre o FIQ, – “O FIQ é de extrema importância para o mercado de quadrinhos, ele é uma porta importantíssima para a introdução de novos leitores e uma relevante vitrine para os profissionais talentosos que temos aqui no país. A hora de fazer pressão é agora.”, assim como Dan e outros artistas, Cris também ficou indignada com atitude do descaso com o FIQ, pois esse evento foi importante no começo da sua carreira, pois foi através do FIQ que ela entre outros artistas, ficaram conhecidos para todo o país, pois esse evento é uma porta para os novos talentos dos quadrinhos.

O festival além de apresentar novos talentos dos quadrinhos, também realiza grandes palestras, workshop, lançamentos, exposições, oficinas, mesas redondas, convidados nacionais e internacionais de grande importância dos quadrinhos e da literatura, são homenageados no evento, além de uma programação que a cada dois anos, o FIQ tenta inovar para se diferenciar a cada ano, fazendo que cada atividade seja marcante e única para o visitante.

O FIQ substituiu a Bienal Internacional do Quadrinhos, no ano de 1999/2000, e desde então foi referência no Brasil e também no mundo na área de quadrinhos e literatura, sendo considerado o maior evento de quadrinhos, sendo referência em diversos lugares no mundo literário.

Por isso, esse é um dos motivos que o FIQ não pode acabar, pois além de promover os novos talentos, esse evento é um investimento de grande importância não só para a cidade de Belo Horizonte, mas também para o Brasil, pois gera renda com o turismo, promove a cultura e incentiva leitura no país.

“Artistas e profissionais estão fazendo o máximo de pressão nas redes sociais, utilizando a hashtag #ficafiq e comentando na pagina da Prefeitura de Bh no Facebook” – disse Cris Peter, em mobilização com outros artitas, para que a FIQ não acabe.

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s