[Cantinho Literário] ‘Beren and Lúthien’, nova obra de J.R.R. Tolkien chega às livrarias

Após um século desde o lançamento do primeiro livro de J.R.R. Tolkien – escritor de O Senhor dos Anéis – está previsto para ser publicado um novo, no próximo ano. Intitulado “Beren and Lúthien”, foi lançado na última quinta-feira, 1º, traz a história de uma elfa imortal e um homem mortal, que juntos tentam roubar do maior de todos os seres malignos: Melkor. A obra foi lançada pela editora Harper Collins e já está à venda.

A obra reflete a pensamentos pessoais do autor, como diz no túmulo do próprio Tolkin, aonde pode-se ler abaixo o nome ‘Beren’ e de sua esposa, ‘Luthien’, todavia não significa que suas histórias são autobiográficas, mas são intensas em seu coração e com fortes referências e influências.

Seu universo remete a sentimentos, percepções da realidade, com uma individualidade ímpar, distinguindo a forma única e peculiar da escrita de Tolkien, sendo considerado um ponto legítimo do mesmo.

O livro foi editado pelo filho do professor Tolkien, Christopher Tolkien, 92, e apresenta versões de um conto que tornou parte de ‘O Silmarillion’, coletânea mitológica publicada em 1977. Todavia, ele manteve a história de seu pai de uma forma única e perspicaz, e as ilustrações são de Alan Lee, que levou um Oscar por seu trabalho nos longas na trilogia.

Há possibilidades desta obra ir para os cinemas, caso obtenha êxito literário, apesar de que o diretor de ‘Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’ revelar que não tem interesse atualmente, mas declara estar aberta para regressar a franquia da Terra Média daqui alguns anos.

“Se eu tivesse que começar [novos filmes] amanhã, eu diria não, porque eu gostaria de uma pausa para clarear a mente e terminar minhas histórias na Nova Zelândia, a minha paixão, e para onde meu coração está indo agora. Mas me pergunte daqui a dois ou três anos [sobre retornar à Terra Média] que provavelmente eu direi sim. Seria difícil de ver outro cineasta entrando nesse mundo, porque eu tenho uma certa posse emocional pela franquia.”, Peter Jackson em entrevista à Variety.

“O Senhor dos Anéis” foi a sequência de ‘O Hobbit’, uma das novelas mais bem sucedidas, vendendo mais de 150 milhões de cópias. A adaptação, lançada em 2001 a 2003 é considerada uma das melhores trilogias de todos os tempos, tanto que faturou 17 Oscars, sendo 11 apenas com o último filme.

The Tale of Beren and Lúthien
Livro por J. R. R. Tolkien
Data da primeira publicação: 1 de junho de 2017
Autor: J. R. R. Tolkien
Ilustrador: Alan Lee
Editor / Editora: Christopher Tolkien
Gênero: High fantasy
Editora: HarperCollins, Houghton Mifflin

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s