[Total Flex] A 2ª edição da Banca dos Quadrinistas mostrou a força dos quadrinhos nacional no Itaú Cultural

Neste mês de agosto aconteceu a segunda edição da Banca dos Quadrinistas no Itaú Cultural, nos dias 2, 9 e 23, dando oportunidades para os artistas reconhecidos ou anônimos de apresentar seus trabalhos, e ter contato direto com o público, neste ano foram selecionados 33 expositores e 12 convidados, que durante o evento eles puderam expor seus trabalhos e ver o reconhecimento do público ao vivo, além de reencontrar colegas da mesma área.

Entre esses artistas estavam presentes Bigato, Blue Heart, DW Ribatski, Editora Peirópolis, Immortal Comics, Lorena Kaz, Que Mário?, Pedro Vó, Rochedo Press, Talessa Kuguimiya, WAW Livros, Antilope, Balão Editorial, Ina, Deborah Salles, Fabio Q., Felipe Cagno, O Miolo Frito, Paulo Crumbim e Cristina Eiko, Rafael Baldam, Sam Hart e Vitor Inoue. Os convidados são Alex Mir, um dos debatedores do mesmo dia, Série Postal, com Ramon Vitral e Paula Puiupo, Sirlanney Nogueira e Alexandra Moraes.

foto por Christina Rufatto

André Vazzios, Baboon Comix, Dokan Studio, Eduardo Ramuski, GAS – Grupo de Artes Sequenciais, Germana Viana, Harogen, Luís Terci, Márcio Sno, KZ e Raquel Vitorelo. Aline Lemos, Alex Rodrigues e Daniel Esteves, Alexandre de Maio, e Cris Peter.

José Aguiar, curador do Cena HQ e Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, que também está lançando a versão impressa da HQ Infância no Brasil e o projeto de Ramon Vitral, o postal de agosto da Série Postal, que foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, a quadrinista Paula Puipo, autora do postal do mês: Eremitério, um ensaio em forma de zine.

Este projeto Série Postal, tem objetivo de divulgar novos talentos nacional do mercado de HQs e busca novas narrativas para a história em quadrinhos, e todas as artes são realizadas em forma de cartão postal.

imagem por Série Postal

A cada mês será lançado um postal de um artista diferente, totalizando 12 ao final do processo. Pedro Franz, Pedro Cobiaco, Bárbara Malagoli, Taís Koshiro e Bianca Pinheiro são alguns dos artistas que participaram do projeto, cujos postais produzidos são distribuídos em espaços culturais, livrarias, lojas especializadas em quadrinhos e bibliotecas públicas.

Além da Banca dos Quadrinistas, durante o evento acontece os bate-papo Caminhos da HQ em debate, que aconteceu nos dias 2, 9 e 16 de agosto, e era quando os artistas falavam para o público da produção de seus trabalhos, que neste ano foram grandes nomes da nona arte atual, quem abriu os debates no primeiro dia foi o José Aguiar e a Mariana Cagnin, que participaram da conversa Seu Projeto em Quadrinhos.

Imagem por Itaú Cultural

No segundo dia quem ficou encarregado foram os artistas Alex Mir e Laudo Ferreira, e no último dia do debate Caminhos da HQ, a discussão foi sobre o mangá brasileiro, que claro teve Turma da Mônica Jovem, e foi comandado por Marcelo Cassaro e Petra Leão, que são roteiristas e quadrinista da série da revista Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço. Além de trabalharem em publicações independente como o Cassaro que é editor da Holy Avenger e a Petra que faz trabalhos para diversas outras editoras.

A Banca dos Quadrinistas, foi um evento dinâmico, interativo, em que fãs, colecionadores puderam ver seus ídolos da nona arte de perto, e quem não conhece esta arte pode conhecer mais dos quadrinhos nacionais, que hoje em dia está tão bom quanto os norte-americanos ou japoneses, pois eles reuniram grandes nomes que estão espalhados por aí.

Além de mostrar novos talentos, que estão por aí na internet divulgando suas artes, para que produtores, editoras e agentes de quadrinhos, vejam seus trabalhos para assim serem propagadas não só pelo Brasil, mas pelo mundo e um dia chegar a nível de Ivan Reis, Márcio Abreu ou Thony Silas, ou então em artistas mais velhos como Angeli, Laerte e Glauco, que já estiveram como convidados especiais em outros eventos de quadrinhos do Itaú Cultural, que é mostra da série Ocupação, que foi realizado em 2012, 2014 e 2016, e acabou ganhando o Prêmio HQ Mix na categoria Exposição, na última recém-indicada ao mesmo troféu, na categoria Evento.

 

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s