[ Cantinho Literário ] Olho por olho – Tensão a gente vê por aqui

Screenshot_2017-09-03-22-55-50-1.png

Sábado fui a Bienal e tive o imenso prazer de ver a Jenny Han, a maioria das pessoas conhece a Jenny, eu sou fã de carteirinha, sou apaixonada por suas histórias. Em homenagem a essa grande autora, decidi fazer a resenha de um livro muito especial, o livro Olho por Olho , ele é especial por dois motivos:

• Foi o primeiro livro que li que não teve o romance como um foco principal – sou fã de romances, e esse foi o meu primeiro livro fora da casinha – o romance ali foi um mero detalhe.

• Foi um livro muito especial para Jenny, ela escreveu junto com sua melhor amiga – e também escritora – Siobhan Vivian, elas estudaram juntas, e algumas páginas foram escritas no período escolar.

O livro conta a historia de 3 adolescentes, Mary, Kat e Lillia, que até então, não tinham laços de amizade, com exceção de Lillia e Kat, que já foram melhores amigas, mas por conta de Rennie não são mais. Um sentimento incomum faz as três se unirem, não é um sentimento de amor, nem de amizade, mas o sentimento de vingança.

IMG-20170901-WA0041

Mary, a menina acima do peso, que sempre teve sua paixonite por Reeve. Mary há uns anos atrás estudava numa outra escola, e Reeve foi estudar lá, no momento que entrou na escola fez todos os alunos desrespeitar Mary, ele a ofendia, agredia verbalmente, tudo para ser engraçado e se tornar popular. Mary por mais triste que ficasse aceitava, ela sentia que ele gostava dela, pois quando estavam sozinhos, ele a tratava bem, porém bastava aparecer outra pessoa e ele já começava a ofender.

Kat, uma menina comum, que até então era BFF de Lillia e Rennie. Rennie – a garota má – tinha um sonho de que seu trio se tornasse o mais popular da escola, porém Kat achava besteira, e quando comentou que para ela isso não importava Rennie a baniu do grupo, automaticamente fazendo Lillia se afastar de Kat também, nesse dia em diante Kat vem sendo diariamente ofendida pela abelha rainha e sua colmeia.

Lillia, assim com Rennie se tornou uma menina popular, ela é rica, líder de torcida, que adora curtir com a galera, porém é uma pessoa doce, que curte os amigos e ama a família, em especial sua irmã mais nova Nádia, que sonha em assim como a irmã ser popular e líder de torcida. O mundo de Lillia desabou quando descobriu que um de seus amigos – Alex – andava se encontrando com sua irmãzinha, e esses encontros eram cobertos por Rennie .

Certo dia na escola, cada uma passou por uma situação chata, e no desespero correram para o banheiro, onde se encontraram pela primeira vez – alguma delas – depois de muitas lágrimas e confissões, as meninas resolveram se unir pra se vingar de Rennie, Reeve e Alex. Porém muitas águas rolam nesse plano delas, o que começa como um plano inocente vai tomando uma proporção que em alguns casos não tem como voltar atrás.

IMG-20170901-WA0039.jpg

Amei o livro, li duas vezes – uma quando comprei, e outra quando saiu o terceiro livro da trilogia – e na segunda vez parecia que tinha começado a ler naquele exato momento.

O livro é narrado pelas três meninas, em princípio cada uma contando sua história e sua visão dos fatos , depois uma completa a outra. Ele aborda temas polêmicos, como bullying, autoconfiança, inveja, dramas adolescentes, aborda com certa leveza, que mal você começa a ler, e já está praticamente no final, fazendo você ir do amor ao ódio e vice e versa com alguns personagens, várias vezes tive vontade de entrar na história e bater em alguém.

Quem conhece o trabalho da autora, sabe que em todo livro dela, tem um toque bem pessoal de sua vida, por exemplo, toda personagem criada por ela tem duas irmãs – sendo ela a do meio – e quando não são duas , é apenas uma irmã mais nova, a autora sempre morreu de amores por sua irmã mais nova e faz questão de mostrar em cada livro. Acredito que esse fator, a torna muito especial, pois em cada livro podemos conhecer um pouco mais a autora.

IMG-20170901-WA0040
Siobhan Vivian e Jenny Han

Sinopse

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…

No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas.

Autoras : Jenny Han / Siobhan Vivian
Instagram: @jennyhan / @siobhanvivian
Facebook: /dearjennyhan/siobhanvivianauthor
Editora: Novo Conceito

Beijos Literários,
@betaliteraria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s