[Total Flex] Santos Comic Expo – A Comicon que vem divulgando cada vez mais a cultura pop na Baixada Santista

Antes da CCXP aqui em São Paulo, que vem sendo esperada por muitas pessoas desde o começo do ano, terá um dos pioneiros das convenções de quadrinhos no litoral paulista, a Santos Comic Expo, que está em sua quinta edição, realizado no Centro Patrícia Galvão, em Santos.

Santos é a quarta cidade mais nerd do Brasil e a primeira do litoral paulista, e para acalentar e animar a galera com a SCE, nós d’O Barquinho Cultural, fizemos uma entrevista com o Rodrigo Piovezan, um dos organizadores do evento, que apesar das caras de maus, eles são uns amores de fofos.

A Santos Comic Expo vem levando multidões para Santos para irem ao evento nestas épocas do ano, já que este gênero está mais pop, está em alta, e tudo que vemos é o universo pop invadindo os lugares, (por mais, que para nós do OBC, nunca saiu de moda, pois sempre curtimos e gostamos da cultura pop e geek, but ok!).

E isso fez com que os CEOs se juntasse e sentisse no direito de montar um evento desse porte por lá, e por isso para promover a cultura pop e os quadrinistas da baixada santista, eles resolveram fazer esse evento, e também porque todos os rapazes da diretoria da SCE, curtem demais essa área, principalmente os quadrinhos, e assim eles poderiam unir a paixão com a propagação da cultura nacional do país.

“A cidade de Santos sempre foi uma das principais cidades consumidoras de produtos da chamada cultura geek/ pop/ nerd. E sempre tínhamos esse desejo de produzir um evento que valorizasse o artista de quadrinhos, e por isso temos um corredor de artistas extenso, painéis onde damos espaço para que se expressem, e que o evento seja uma celebração dessa cultura que para a gente é algo tão natural. No final, o evento foi uma junção de fatores”. disse um dos CEO da SCE, Rodrigo Piovezan.

O grupo de amigos que se juntavam para irem aos eventos, como o Fest Comix, o Festival Guia dos Quadrinhos, Mercado de Pulgas e até mesmo o Fiq, em Belo Horizonte, viram que já estava na hora deles lembrarem da cidade Santos, na qual é uma das mais consumidoras de produtos da cultura pop/geek/nerd, e como eles sempre valorizam os artistas de quadrinhos.

Por isso o Artist’s Alley na SCE, assim como qualquer outra comicon, também é o coração do evento, sendo um corredor extenso de diversos lugares do país, porém com mais foco nos artistas da baixada, mas eles dão espaço para que todos se expressem e celebram a cultura pop, afinal para eles isso é algo tão normal da vida deles.

Mas, assim como qualquer evento aqui no Brasil, os garotos também tem dificuldades, principalmente o financeiro, o mal de todo brasileiro, pois montar um evento da trabalho, é desgastante, mas depois a satisfação é enorme, nos primeiros anos eles usam apenas o boca a boca e as redes sociais, hoje em dia, com a demanda maior, eles já tem mais visualização da SCE, os próprios lojistas e artistas, entram em contato com eles para irem à convenção.

Desde a sua primeira edição, sempre foi de grátis, no espaço cedido pela Prefeitura da Cidade de Santos, desde 2014 a Santos Comic Expo é realizado no Centro Cultural Patricia Galvão. Para Rodrigo e todos os organizadores da comicon da baixada é – “o desafio é sempre fazer o evento atual melhor que o do ano anterior. Tanto que esse ano serão dois dias de evento, diferente dos anos anteriores em que tivemos apenas um dia de Santos Comic Expo.”

Todos os rapazes buscam mesclar o melhor possível para agradar o público, sendo a cada ano, um evento prazeroso para que todos se sintam a vontade e saim do Santos Comic Expo com gostinho de quero mais, já esperando o do próximo ano, pois a cada ano a cidade de Santos, vem recebendo cada vez mais turistas nestas épocas do ano tudo por causa da comicon, que vem crescendo e repercutindo a Baixada Santista, fazendo com o evento concorresse aos principais eventos do gênero, como a HQ MIX, o Oscar do Quadrinho Nacional.

A Santos Comic Expo concorre em uma lista ao lado de grandes nomes do gênero de eventos, mas ainda eles não ganharam nenhum Troféu, porém para os meninos, isso já é o suficiente, pois para eles isso já tem um valor enorme, pois significa que está sendo identificado como uma convenção do litoral paulista, e isso é mágico para eles, pois está conseguindo atingir o objetivo de cada um, que é promover a cultura pop da Baixada. Até segunda ordem o evento será GRATUITO, e eles vão lutar para que isso continua por bastante tempo.

Afinal para toda a diretoria de SCE, o evento é recompensador e – “nos alegra em saber que temos um público fiel que sempre espera mais do evento e uma outra parte que ainda não foi ao evento, ou conhece mas ainda não pode ir por ser em apenas um dia, então temos que agradar a um numero cada vez maior de pessoas, o que é ótimo.” – disse Piovezan, sobre o quão é divertido fazer uma comicon na baixada santista. Que é bem desgastante, mas no final do evento, eles acabam lembrando dos inúmeros momentos divertidos, nos novos amigos que eles fizeram durante e através do evento, então eles já começam querer pensar na próxima Santos Comic Expo, fazendo que o evento tenha um alcance de público cada vez maior.

Neste ano na 5ª Santos Comic Expo prevê 9 mil pessoas, nos dois dias de evento, que neste ano acontece no sábado e domingo, com diversas atrações como artistas premiados como Vitor Cafaggi e Orlandeli, além de mais 60 artistas no Artist’s Alley, expondo e comercializando seus trabalhos, nomes como Mylle Silva, Wesley Samp, Paulo Crumbim (santista radicado em São Paulo), Cristina Eiko  e Danger Jazz .

Ainda terá painéis de debate com profissionais da cultura geek, exposição aos 50 anos de Tokusatsu (os seriados de heróis japoneses popularizados no Brasil durante os anos 80, na extinga Rede Manchete), workshops e cursos de desenho e colorização, origami, mostra de artes, jogos de tabuleiros, presenças de editoras, show musical, caricaturistas, desfile de fantasia infantil, concurso cosplay e área de vendas com cerca de 25 lojistas do ramo nerd/geek de várias partes do Brasil.

Serviço:
5ª Santos Comic Expo
Sábado, 14 de outubro, 11h às 20h
Domingo, 15 de outubro, 10h às 18h
Centro de Cultura Patrícia Galvão
Endereço: Avenida Senador Pinheiro Machado, 48
Vila Mathias – Santos/SP
Entrada Franca

Maiores informações acesse os endereços SCE abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram

Por Priscila Visconti
Fotos por Priscila Visconti
e Santos Comic Expo – AI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s