40 artistas independentes homenageiam Marcatti com seu personagem mais icônico

Marcatti é um dos maiores mestres na linguagem de histórias em quadrinhos, e um dos ícones da cultura independente no país, pois além de escrever, desenhar e publicar suas próprias revistas, ele imprime parte dela na sua casa, numa impressora offset Multilith de 1954.

E neste ano, o artista completa 40 anos de carreira, produzindo suas histórias peculiares, desafiando tabus e noções de bom gosto, incorporando no seu trabalho altas doses de escatologia e muitas bizarrices. Repleto de originalidade, a integridade de Marcatti marcaram seu nome além do círculo dos quadrinhos.

Para comemorar este feito a Ugra Press reuniu 40 quadrinistas para homenagear estre artista num livro com 40 HQs do Frauzio, personagem criado por Marcatti, dos mais diversos estilos e gerações. Mas, antes da projeção do livro, aconteceu no primeiro semestre de 2017, no Ugra Fest 2017 uma exposição que reuniu 40 pinups do Frauzio desenhado por artistas distintos. Além do mais, essa mostra também passou por Goías, no 2º Gibirama e passará em breve por Curitiba.

Dentre os artistas que participaram da exposição e estarão presente no livro, estão grandes nomes da atualidade dos quadrinhos nacional, dentre eles estão, André Diniz, Batista, Chico Felix, Dan Heyer (Australia), Daniel Esteves + Al Stefano, Doutor Insekto, Escape HQ, Fábio Zimbres, Felipe Bezerra, Flávio Luíz + Lica de Souza, Floreal, Franco de Rosa, Galvão Bertazzi, Germana Viana, Gilmar Machado, Guabiras, Guilherme Petreca, Juscelino Neco, Kellen Carvalho, Kiko Garcia, Laudo Ferreira, Lobo Ramirez, Luciano Salles, Miolo Frito, Orlandeli, Pablo Carranza, Paulo Batista, Paulo Crumbim, Pedro Cobiaco, Pedro D’Apremont, Pietro Luigi, Ruis Vargas, Thiago Ossostortos, Tiago Elcerdo, Victor Bello, Victor Freundt + Raphael Fernandes, Vitor Valença e Will.

O livro ainda contará com o prefácio de Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (professor de Semiótica da FFLCH-USP) e uma sessão de extras com ilustrações e depoimentos de Allan Sieber, Arnaldo Branco, Carlos Eduardo Miranda, Edgard Scandurra, Fernando Gonsales, Glauco Mattoso, Gualberto Costa, Hunt Emerson, Laerte, Márcio Jr., Ota, Sidney Gusman e outros nomes a confirmar.

Essa homenagem encontra-se no crowdfunding do Catarse com valores a partir de 20 reais e recompensas como o livro digital em pdf, nomes nos agradecimentos, marcadores de página, livro impresso a print em fine art de uma pinup da exposição Marcatti 40 à sua escolha.

O livro será lançado no fim de Novembro e a entrega para retirada será na UgraRua Augusta, 1371, loja 116, São Paulo/ SP – ou com algum dos artistas participantes na Comic Con Experience – CCXP 2017 (que acontece nos entre os dias 7 a 10/ Dezembro, no São Paulo Expo, na capital paulista). A campanha vai até o próximo dia 8 de Novembro, e eles estão quase na metade da meta final estabelecida.

Para saber mais em www.ugrapress.com.br ou facebook.com/ugrapress.

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s