Depois de Você – Uma história de superação

Screenshot_2017-11-12-20-30-07-1.png

 

Eu sou viciada em ler – isso todo mundo sabe – e como leitora tenho algumas manias e sou um pouco metódica com algumas coisas. Uma das coisas que gosto no mundo da leitura, é quando uma história é muito boa e o(a) autor (a) nos brinda com uma continuação, porém nem todos os livros são feitos para uma continuação, algumas continuações não são muito bem vindas, pois de certa forma acaba tirando a magia do livro anterior.

Hoje vou falar de um livro que foi bem especial pra mim. Quando li o primeiro livro eu amei, mas confesso que o final me deixou frustrada, por dois pontos:

• Não foi o final que imaginei para os personagens, mesmo entendendo perfeitamente o motivo.

• Achei que alguns pontos mereciam alguns esclarecimentos, alguns personagens secundários mereciam uma resposta, e o final me deixou querendo saber mais sobre alguns pontos.

O primeiro livro da autora – Como Eu era Antes de Você – era para ser único, até que por muitos pedidos dos leitores Jojo Moyes deu uma continuação, eu amei, devorei o livro, e no final tive mais perguntas em certos casos que resposta. Eis que a autora falou que teríamos o terceiro e ultimo livro, que seria lançado em 2018.

Agora vem uma das minhas manias, precisei ler o livro novamente – os livros – pra me familiarizar com o próximo, pois ate então pensei que já seria lançado em janeiro – equivoco da minha parte – não vou falar do primeiro livro, pois não é novidade pra ninguém. Vou falar do segundo, pois faço parte de alguns grupos de livros no Facebook e no Whatsapp , em uma pesquisa vi que muitas pessoas não leram, muitas têm interesse, mas faltou à coragem, então farei minha parte e divulgarei o livro Depois de Você  da autora  Jojo Moyes.
O livro conta a história da Lou, mostra sua vida depois de perder Will.

Lou sempre foi uma pessoa conformada com tudo, ela era conformada em viver numa cidade pequena, era conformada em não fazer uma faculdade, era conformada em trabalhar num local que pagava pouco e ter uma vida sem expectativas. Quando Lou  conheceu Will, ele fez o possível para que ela vivesse intensamente.

Quando Will partiu,deixou uma herança para Lou, na intenção dela começar uma nova vida, viajar, estudar, evoluir profissionalmente.
Lou tentou seguir em frente, porém, o desespero, a tristeza e o luto ainda eram maiores que sua vontade. Lou morou por um tempo em Paris  – cidade que Will amava – depois viu que sem Will a cidade não era tão apaixonante assim, então resolveu fazer viagens sem se aproximar de ninguém, viajou sozinha.

Lou Gastou praticamente todo o dinheiro, não queria voltar pra casa dos pais, então o que sobrou comprou um Flat em Londres, e para conseguir se sustentar foi trabalhar como garçonete num PUB Irlandês, onde tinha um chefe que era bem linha dura, e que via seus funcionários como máquinas e não pessoas. Lou não estava satisfeita com o caminho que estava sua vida, parecia à vida que tinha antes de Will, a única diferença é que estava morando sozinha.

Certo dia Lou bebeu um pouco mais e em seu momento de tristeza se desequilibrou e caiu do telhado, sendo socorrida por um para médico chamado Sam. Voltou por uns tempos pra casa dos pais – o que a fez se sentir bastante desmotivada – e mediante a tudo que aconteceu, Lou decidiu que tentaria dar a volta por cima.

De volta ao seu apartamento, Lou recebe uma visita que deixaria sua vida de ponta a cabeça. Lily, uma adolescente que se diz filha de Will, que só soube da paternidade após a morte ser noticiada. Lily é uma adolescente problemática, nada social e muito desaforada, porém tem muitas coisas guardadas em seu coração.

A vida de Lou começa a dar uma guinada, porém com coisas boas e com coisas não tão boas assim. Livro é narrado por Lou, à escrita é bem reflexiva e intensa, história Perfeita, mais uma vez fui surpreendida por Jojo Moyes.

Nesse livro mostra como Lou seguiu em frente, que caiu muito antes de se levantar, ela cometeu alguns erros principalmente por seu estado emocionalmente abalado.

O livro mostra os medos, o luto, a superação, a vontade de fazer justiça mesmo quando essa justiça não cabe a nós, mostra a vitória em cima da auto sabotagem.

É a segunda vez que leio esse livro, e assim como da primeira vez tive as mesmas reações . As pessoas ao ler o livro tem que abrir a mente, pois não encontraram a história de Lou e Will, pois a história deles acabou no primeiro, as pessoas vão encontrar a história de como foi a vida de Lou após a morte de Will, todas nós leitoras queríamos um final pra Lou.

Diferente do primeiro livro não vamos encontrar aquele romance arrebatador, Lou vai ter sua chance de ser feliz, porém até enxergar isso ela vai viver um inferno astral, e todas as etapas de uma pessoa de luto.

A autora colocou esse novo relacionamento de uma forma leve. Lou vive algumas etapas, em primeiro vem à tristeza, a vontade de jogar tudo pro alto, depois vem a revolta de não ter a pessoa ali, e o pior, por decisão da pessoa, Depois, bem aos pouco Lou começa a se conformar com a situação que vive, em partes é bom pois ela se conforma que Will se foi e vai ter que seguir em frente, em outras partes não é tão bom, pois ela se conforma em apenas sobreviver e não viver.

Quando conheceu Sam, Lou teve medos absurdos, pânico da substituição, não quis se entregar emocionalmente, pois achava que fazendo isso substituiria Will, e ela não queria substituir, não queria dar a outro o amor que pertencia a Will.

A autora soube colocar o tema da auto sabotagem de uma forma bem explicita, muitas pessoas se identificaram, não com o fato ocorrido de Lou, mas da forma de reagir, Lou sem perceber se sabota o tempo inteiro, arruma a todo o momento desculpas para não dar uma alavancada em sua vida, as boas oportunidades aparecem, porém ela vai lá e se sabota, acredito que por medo de não dar certo, ou não querer mudar de vida, nem que que seja pra melhor.

Uma coisa bem lega, foi um personagem que acredito ter sido rejeitado pela maioria dos leitores, ele simplesmente em um momento se torna a cereja do bolo, ele chama Lou, mostra o que ela esta fazendo consigo mesma, e nesse momento ela começa a pensar melhor.

Eu me emocionei, torci, e vibrei com Lou, tive vontade de bater e depois acarinhar um personagem, teve outro que tive raiva e depois aplaudi – não vou dizer o nome desses dois últimos citados – e por ultimo e nem um pouco menos importante, me apaixonei por Sam, pela forma que ele entrou e aceitou o tempo de Lou.

FB_IMG_1510535098992

Instagram: @jojomoyesofficial
Facebook: /JojoMoyesAuthor
Amazon

Sinopse
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Beijos literários,
@betaliteraria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s